Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-11-2009

"NADA MUDA SE VOCÊ NíO MUDAR"
Certos fatos que se ouve dizerem outros se testemunham. Como todo bom filho deseja o melhor para Marataízes.

Foto: www.maratimba.com

Certos fatos que se ouve dizerem outros se testemunham. Como todo bom filho deseja o melhor para Marataízes, mas temo pelo futuro depois de presenciar fatos bonzinhos e vindo de pessoas que são os executores do meu município.

Numa paralisação dos pedreiros que por não mais ganharem gratificações e horas extras queriam trabalhar agora somente na sua função. Fiquei pasmo quando os 17 pedreiros foram nomeando em que trabalhavam: gari, limpar fossa, vigia e até motorista num carro da saúde. Pior ainda é quando o secretário da pasta senhor Pedro Corriere, propõem como forma de complementar essas perdas salariais os pedreiros fazerem "bico de até uma semana".

Tudo isso sobre o olhar do presidente do sindicato. Diante de todos que perguntavam onde trabalhar, coçava o cavanhaque dizendo que não sabia. Patético. Para exemplificar, nessa segunda-feira fui a antiga escola Láurea Freire, agora PETI e quase quebrei o tornozelo com os burracos que se espalham pelo chão do educandário. Os funcionários dizem que por várias vezes professores e alunos se machucaram. Lembrei dos pedreiros.

Outro dia fui ao gabinete do Controlador Vilsimar e presenciei pilhas de processos toda a movimentação tem de passar pelo seu aval. Concentrar poderes na mão de somente uma pessoa é temeroso, demorado e quando o prefeito outorga o cargo a um secretário também lhe confia o bom senso em relação a um pedido simples como comprar papel higiênico ou a um remédio de urgência. Mas, tudo tem de passar pelos olhares atento da figura central dessa administração. Segundo secretários existem pedidos simples que se arrasta a meses e com isso a máquina fica emperrada.

Sou um ufanista sem medidas, nesse sábado estava na lagoa do Siri cobrindo a vinda ao nosso município de Neymara de Barros, nossa campeã de bobyboerder. Almoçando estavam três senhoras paulistas que admiravam a culinária local. Vieram de avião e através da agência de turismo que colocou Marataízes e seu roteiro. Fui logo entrevistando. Chamei o prefeito Jander que efusivamente agradeceu aos turistas. Foi quando propus ao secretário de Turismo Sandro Farias que pegasse o e-mail das senhoras e o nome da agência de turismo para um agradecimento e recebi essa resposta: o serviço é terceirizado para essas questões. Desanimador.

São pequenos fatos como esses que me preocupam. Não se tem projeto, pequenos e constantes. Só se buscam verbas em Vitória e Brasília. Coisas pequenas, mas importante para o conjunto da população não se enxerga. Secretários são o elo do Executivo. Resumo numa frase: "Nada muda se você não muda".



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir