Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-11-2009

Cursos de Capacitação em Itapemirim revelam talentos
Está previsto para o dia 1º de dezembro o início do Mutirão da Cidadania no Distrito de Itaipava.
Cursos de Capacitação em Itapemirim revelam talentos
Foto: Aline Souza

Os dezesseis cursos de capacitação profissional oferecidos pela Municipalidade, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Itapemirim está lotando salas de aula e provocando fila de espera tamanho o interesse pelos mesmos.

No CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, a embira da banana serve de matéria prima para a confecção de anjos, porta – retratos, cestas e vários outros objetos decorativos.

"Minha paixão é grande pelo artesanato com fibras e já vou pedir autorização ao padre para fazer o presépio da igreja Nossa Senhora do Amparo", frisou a sorridente Ana.


O auditório se transformou em salão para a realização do curso de embelezamento pessoal onde se aprende a moldar sobrancelhas e fazer unhas.

Entrelaçando linhas, fitas e pedras, a aula de bordado está dando cor e brilho à vida de dezenas de alunas que buscam na arte um reforço no orçamento ou uma profissão.

"Nunca tive prática com agulhas, agora olha só a beleza de minha arte. Pretendo ser uma bordadeira famosa e ajudar no orçamento doméstico", informou uma das alunas.

Além destes espaços, outros cursos como elétrica, atendimento ao cliente, camareira e demais estão em andamento.


A ARTE DA CULINÁRIA E DO CORTE E COSTURA PERTO DO MAR:


Em Itaoca e Itaipava também estão acontecendo os cursos profissionalizantes em três locais, duas pousadas e um restaurante.

Na cozinha do Farol 2001, o cheiro que exala das panelas é um convite a visitar, mais de perto, para conhecer as iguarias saborosas que estão em fase de alquimia.
Tiago Peçanha, por exemplo, está de olho no mar buscando uma vaga de soldador em uma plataforma petrolífera, mas se ela não der liga, tudo bem, a cozinha será um prato cheio e para tanto está freqüentando as aulas para ser auxiliar de cozinha.

"Já aprendi a preparar vários pratos, mas minha especialidade são os frutos do mar e a maionese, que, modéstia à parte, é uma delícia", diz ele se achando um cheff.

Outra aluna que está bem perto do fogão é Daniela Marvila de 20 anos. "Não sabia fritar um ovo, agora posso ir sem medo preparar pratos simples que não passo vergonha", frisou. Ao todo são vinte e cinco alunos participando do curso de auxiliar de cozinha.

A tradicional arte do corte e costura ganhou novo traçado nas mãos das alunas que buscam no ofício da alfaiataria encher o bolso com um dinheiro extra.
Riscando, marcando, alinhavando idéias, as alunas dão forma a peças de roupas e a sonhos que, em breve vão virar realidade.

As "Mulheres de Guanandy, por exemplo, participam do curso para aprenderem a costurar os tecidos que ganharam em um projeto realizado pelo Governo do Estado".

"Sabemos trabalhar sementes, buchas e outros materiais, agora vamos partir para novos desafios e o curso é importante para nós", informaram as alunas artesãs.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social Alessandra Cassoli os cursos têm a duração de 150 a 180 horas, com previsão de conclusão no dia 10 de dezembro.

A Secretária diz ainda que há previsão para que, ainda este ano tenham início outros cursos como o de salvatagem e solda para quem pretende trabalhar em plataformas, mas que ainda não existe data definida para o início dos mesmos.

"O importante deste projeto é criar possibilidades de maior rentabilidade para homens e mulheres de nosso Município. Ver cidadãos resgatando a auto-estima, vislumbrando a possibilidade de um futuro promissor é gratificante", finalizou Alessandra.

A Prefeita Municipal Norma Ayub Alves tem visitado os espaços e se mostrado satisfeita com a receptividade do público alvo. "Sinto-me realizada por ter condições de proporcionar oportunidades para ampliar possibilidades, concretizar sonhos. Este é meu propósito como Prefeita. Vim para construir sonhos possíveis e este projeto do curso de capacitação é um deles", finalizou enfática Norma Ayub Alve


    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir