Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-11-2009

Apesar de divergências, Obama e Hu Jintao defendem cooperação mútua
Presidentes de EUA e da China rejeitam protecionismo. Democrata pediu a retomada do diálogo com o Dalai Lama.
Apesar de divergências, Obama e Hu Jintao defendem cooperação mútua
Foto: Saul Loeb/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da China, Hu Jintao, anunciaram nesta terça-feira (17) um acordo para continuar sua cooperação e seu diálogo em assuntos macroeconômicos "em um plano de igualdade" para resolver os "atritos comerciais e financeiros".

Os líderes se reuniram por duas horas em Pequim para tratar de assuntos como mudança climática, economia, direitos humanos e a não-proliferação nuclear. Em entrevista após a reunião, Obama e Hu Jintao falaram sobre a reunião de Copenhague contra o aquecimento global.

Como os dois principais produtores e consumidores de energia e principais emissores de gases poluentes, assegurou Obama, os países apoiam um acordo que tenha "um efeito operacional imediato". Hu afirmou que tanto seu país como os EUA estão de acordo em ampliar o diálogo sobre meio ambiente e energia.

Jintao pressionava por um resultado robusto em Copenhague e se recusou a apoiar uma proposta de destravar as negociações por meio de um acordo político menos ambicioso. Juntos, Estados Unidos e China respondem por 40% das emissões mundiais, portanto o apoio de ambos a um acordo é vital.

Nucleares

Os dois líderes abordaram também a não-proliferação dos programas nucleares da Coreia do Norte e Irã. Neste sentido, exortaram Pyongyang a voltar, "assim que possível", à mesa de negociações para discutir seu programa atômico.

Sobre o Irã, o presidente americano advertiu sobre "consequências" caso o país insista em não demonstrar que seu programa nuclear tenha fins pacíficos. Hu, pelo contrário, afirmou que as partes devem resolver a questão "mediante o diálogo".

Dalai Lama

Obama também colocou ao líder chinês a questão dos direitos humanos e assegurou, como tinha expressado em um fórum com estudantes em Xangai, na segunda (16), que "os direitos universais devem estar disponíveis para todos os seres humanos e todas as minorias".

O presidente americano também pediu para a China retomar ao diálogo com os representantes do Dalai Lama, líder espiritual exilado do Tibete, o antes possível.

Economia

A economia representou boa parte da conversa de duas horas que mantiveram ambos os líderes, inicialmente com um grupo reduzido de funcionários, e, depois, com sua equipe de assessores em plenário.

Hu Jintao assegurou que tanto seu país como os EUA devem rejeitar o protecionismo "em todas suas formas", em uma alusão à imposição de tarifas aos pneus chineses por parte de Washington desde setembro.

Sobre a cotação do iuane, que os EUA querem que a China flexibilize, Obama expressou sua satisfação pelo "compromisso da China de fazer a cotação de sua moeda mais orientada aos mercados gradualmente", algo que considerou que contribuirá para dar mais "equilíbrio" à economia mundial.

* Com informações das agências de notícais EFE e France Presse


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir