Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2009

Pará registra maior número de casos da doença de Chagas
Neste ano, já foram registrados mais de 180 casos. Belém tem registrado surtos da doença.
Pará registra maior número de casos da doença de Chagas
Foto: commons.wikimedia.org/wiki/File:Despolpadeira... Re

O Ministério Público acompanha análises de laboratórios que analisam amostras de açaí produzido no interior do Pará e distribuído na Região Metropolitana de Belém. Segundo o promotor Marco Aurélio do Nascimento, a maior parte dos resultados aponta o produto como impróprio para o consumo.

Veja o site do Bom Dia Brasil

A falta de higiene pode provocar um problema grave: o mal de Chagas, que atinge 4 milhões de brasileiros. A doença pode atacar o aparelho digestivo e provocar inflamações no coração e no cérebro.

O barbeiro infectado por um parasita transmite a doença pelas fezes. Na Amazônia, a contaminação também se dá por via oral, quando a pessoa ingere o açaí contaminado.

Segundo o Instituto Evandro Chagas, no Pará, o barbeiro infectado é triturado junto com o açaí em máquinas que separam a polpa do caroço.

Registros


O Pará é o estado que apresenta o maior número de casos de doença de Chagas. No ano passado, foram 97. Este ano, o número quase dobrou: 187 pessoas ficaram doentes e uma morreu. Belém tem registrado surtos da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde diz que o hábito de congelar a polpa do açaí não elimina o parasita. "O congelamento não é uma técnica que elimina o parasita da doença de Chagas. Ele permanece viável. De maneira nenhuma o açaí congelado oferece segurança para ser ingerido", afirmou a coordenadora do programa de doença de Chagas, Eleneide Góes.

O Instituto Evandro Chagas explica que o açaí paraense vendido em todo o país e no exterior representa um risco menor de contaminação, desde que as indústrias façam a pasteurização. "A pasteurização é o processo mais adequado. É um processo físico que elimina o agente que transmite a Doença de Chagas e outros microorganismos", comentou o pesquisador do Instituto Evandro Chagas Aldo Valente.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir