Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-11-2009

Irã não deu resposta positiva à proposta da agência da ONU, dizem potências
Grupo dos seis vê pouco progresso nas negociações nucleares com Teerã.Representante europeu se disse "decepcionado" com falta de resultados.
Irã não deu resposta positiva à proposta da agência da ONU, dizem potências
Foto: www.estadao.com.br/.../not_int357760,0.htm R

A resposta do Irã à proposta feita pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre seu programa nuclear não foi "positiva", disseram nesta sexta-feira (20) as seis potências que negociam com Teerã.

O Irã rejeitou o acordo sob o qual enviaria o urânio enriquecido ao exterior para transformá-lo em combustível para fins médicos em Teerã.

"Estamos decepcionados pela falta de progressos", disse Robert Cooper, representante da União Europeia nas negociações, depois de um encontro a portas fechadas entre funcionários de EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha.

Segundo ele, houve pouco progresso desde a retomada do diálogo, ocorrida em 1º de outubro em Genebra.

O Irã "não respondeu positivamente à proposta de acordo da AIEA", disse Cooper. Além disso, Teerã "não se comprometeu com um diálogo intenso" e não aceitou a nova reunião que deveria ocorrer antes do fim de outubro, como havia se comprometido.

As potências temem que Irã use combustível nuclear para fins militares, e a proposta da agência da ONU tem o objetivo de garantir que isso não ocorra.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir