Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2009

Congressista americano critica Lula por receber Ahmadinejad
Eliot Engel disse que Brasil comete erro ao receber presidente do Ir�.
Congressista americano critica Lula por receber Ahmadinejad
Foto:http://sanseverything.files.wordpress.com

O presidente da subcomiss�o para a Am�rica Latina da C�mara de Representantes dos Estados Unidos, o democrata Eliot Engel, criticou nesta sexta-feira (20) o presidente Luiz In�cio Lula da Silva por receber o presidente do Ir�, Mahmoud Ahmadinejad, na pr�xima segunda-feira (23).



"O presidente Lula est� cometendo um grave erro", disse Engel por meio de um comunicado.

"O Ir� executou dois atentados terroristas letais em solo sul-americano nos anos 90, pede a destrui��o de Israel e desenvolve armas nucleares em segredo", afirmou o congressista.

"Lula n�o deveria legitimar Ahmadinejad encontrando-se com ele no Brasil", acrescentou.

O governo brasileiro indicou seu desejo de dialogar com o Ir�, ao inv�s de isol�-lo para tentar fazer com que o pa�s desista de prosseguir com seu programa nuclear, estrat�gia adotada pelos Estados Unidos e seus aliados.

Em entrevista coletiva ap�s a c�pula do G20 em Pittsburgh (Estados Unidos), h� dois meses, Lula afirmou que pretendia aumentar as rela��es comerciais com o Ir�, apesar da confirma��o de que o pa�s havia constru�do mais uma usina nuclear em segredo.

A posi��o do presidente brasileiro n�o foi bem recebida por alguns membros do Congresso americano. "O Brasil � um pa�s democr�tico que passa por um acelerado processo de moderniza��o, quer entrar no Conselho de Seguran�a da ONU e tamb�m deseja ser um l�der mundial. Espero sinceramente que chegue a esse ponto, mas ampliar seus v�nculos com Ahmadinejad n�o � o caminho", afirmou Engel.



Congressista americano critica Lula por receber Ahmadinejad
Eliot Engel disse que Brasil comete erro ao receber presidente do Ir�.





"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodu��o e representa��o s�o reservados para a Ag�ncia Efe."


Fonte: R7
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir