Categoria Religião  Noticia Atualizada em 22-11-2009

Papa e líder da Igreja Anglicana têm encontro cordial
O Papa Bento XVI e o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana
Papa e líder da Igreja Anglicana têm encontro cordial
Foto: AFP

CIDADE DO VATICANO — O Papa Bento XVI e o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana, tiveram "discussões cordiais", afirmou neste sábado o Vaticano, referindo-se a um encontro organizado em um contexto de tensão entre as duas Igrejas.

O encontro deu aos dois líderes religiosos a oportunidade de "estudar os desafios enfrentados por todas as comunidades cristãs neste início de milênio, e a necessidade de promover formas de colaboração" para enfrentá-los, segundo o comunicado emitido pela Santa Sé.

Também foram mencionados durante a reunião "os recentes acontecimentos envolvendo as igrejas católica e anglicana", e foi reiterada "a vontade comum de prosseguir e reforçar as relações ecumênicas entre católicos e anglicanos", segundo o comunicado.

"Uma comissão encarregada de preparar a terceira fase do diálogo teológico internacional entre as partes se reunirá nos próximos dias", ainda anunciou o Vaticano.

Previsto de longa data, o encontro entre o Papa e Rowan Williams foi o primeiro entre os dois dignitários desde o dia 20 de outubro, quando o Vaticano anunciou a criação de uma estrutura especial para receber os anglicanos que desejarem se converter ao catolicismo.

A Santa Sé explicou que não podia ignorar "os repetidos e insistentes apelos" neste sentido de muitos anglicanos, em maioria tradicionalistas decepcionados com a evolução de sua igreja, que ordena mulheres padres e dá a bênção a casais homossexuais.

Papa e líder da Igreja Anglicana têm encontro cordial.

O Papa Bento XVI e o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir