Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2009

Dilma vai a duas de cada três viagens de Lula pelo PAC
Ministra esteve em 19 das 29 viagens do presidente pelo programa. Na última semana, Lula respondeu críticas da oposição às viagens.
Dilma vai a duas de cada três viagens de Lula pelo PAC
Foto: http://lintomass.files.wordpress.com/2009/09/lulaedilm

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em dois terços das viagens que realizou tendo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como principal item da agenda entre o início do ano e o dia 19 deste mês, de acordo com levantamento feito pelo G1 com base em registros oficiais.

Das 75 viagens feitas por Lula no período, em 29 o presidente participou de cerimônias para o início de projetos ou vistoria de obras. Dilma esteve presente em 19 delas –65,5% do total da agenda de Lula dedicada ao PAC.

As viagens de Dilma ao lado de Lula vêm sendo criticadas pela oposição. E Lula reagiu a críticas na última semana. Em Natal, na quinta-feira (19), o presidente disse que é "justo" que sua ministra o acompanhe nas viagens e que ela tem mais direito de viajar do que "governadores que são candidatos a presidente"

DEM, PSDB e PPS, porém, questionam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as viagens do presidente e da ministra. Os partidos os acusam de propaganda eleitoral antecipada.

No período analisado pelo G1, Dilma fez pelo menos 62 viagens pelo Brasil, das quais 36 (58%) motivadas pelo PAC. Além das 19 "dobradinhas" com Lula, a ministra foi a outros 17 eventos do programa seguindo uma agenda própria.

Dilma é apontada como possível candidata do PT à sucessão de Lula, em 2010. Embora o presidente já tenha afirmado que a ministra é sua candidata, ela não diz explicitamente que disputará as eleições. O PAC, por sua vez, é o principal programa do governo federal.

Segundo balanço do comitê gestor do programa, em 2009 foram aplicados R$ 98,5 bilhões no PAC.



PAC nos estados

Rio de Janeiro e Pernambuco foram os estados em que mais Lula inaugurou obras do PAC: quatro vezes cada um. No Rio, Lula inaugurou escolas em Manguinhos, casas populares no Complexo do Alemão, apartamentos no Complexo Cantagalo/Pavão-Pavãozinho e visitou o terminal de regaseificação de gás natural da Baía de Guanabara. Em Pernambuco, o presidente vistouriou as obras da BR-101, inaugurou uma estação de metrô e um navio da Transpetro e visitou obras de revitalização do São Francisco.

Rio de Janeiro e Bahia foram os estados que Dilma mais visitou para compromissos ligados ao programa do governo. Nos dois estados, comandados por aliados do Planalto (Sérgio Cabral, do PMDB, no Rio, e Jaques Wagner, do PT, na Bahia), Dilma esteve cinco vezes cada. Ceará e Minas Gerais, com quatro visitas cada, vêm logo a seguir.




Dilma vai a duas de cada três viagens de Lula pelo PAC
Ministra esteve em 19 das 29 viagens do presidente pelo programa.
Na última semana, Lula respondeu críticas da oposição às viagens.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir