Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 23-11-2009

Ilha da Itaputera recebe mutirão de limpeza
Ambientalistas, professores e estudantes do Projeto ECOAR realizaram um mutirão neste último sábado na Ilha da Itaputera, em Barra do Itapemirim.
Ilha da Itaputera recebe mutirão de limpeza
Foto: José Rubens Brumana

Ambientalistas, professores e estudantes do Projeto ECOAR realizaram um mutirão neste último sábado na Ilha da Itaputera, em Barra do Itapemirim. Também foram prestigiar o evento a vice-prefeita Dilcéia Marvila, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luis Cláudio Sad Soares e o ex-vereador professor Cléber.

O saldo foi mais de 300 kg de todo tipo de lixo coletado. O que se viu nesse paraíso marítimo foram montanhas de cascas de sururu, deixados pelos catadores que depois da fervura realiza a debulha no local.

Essa prática é uma forma de sobrevivência, o que os ambientalistas propõem é transformar a casca do molusco em adubo. Como afirma o engenheiro florestal Alexandre Santos: "A casca é calcário e outros nutrientes, moído e transformado em adubo". Com o acumulo deixado nas restingas as plantas não nascem no entorno. A maioria do lixo vem de embarcações ou é trazido pelo rio Itapemirim que desemboca as margens da ilha.

A professora e ambientalista Wanderléia Campos que trouxe alunos da Escola "José Marcelino", onde será desenvolvido o Projeto ECOAR, diz "a Itaputera será um laboratório de pesquisa e preservação para o projeto.O próximo passo é estudar as espécies da fauna e flora que fotografamos e filmamos para análise de um especialista do IEMA que virá a escola".

Estavam representantes do grupo ambiental e cultural Redescobrindo Marataízes, Pastoral Ecológica e o apoio da secretária de Agricultura e Meio Ambiente e das Lojas Brunos.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir