Categoria Economia  Noticia Atualizada em 25-11-2009

Carros "flex" terão IPI menor até o fim de março.
Queremos consumo e emissão menores de carbono, informou. Para caminhões, alíquota será mantida em zero até junho de 2010.
Carros
Foto: http://queroficarrico.com/blog/wp-content/uploads/2009


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fuel", ou seja, movidos tanto a álcool quanto a gasolina, ou aqueles somente a álcool, terão uma alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março do ano que vem. Com a medida, o governo deixará de arrecadar mais R$ 1,3 bilhão.

Mantega negou que o governo tenha anunciado a medida por conta das eleições presidenciais, marcadas para 2010. "O governo não se pauta pelo ano eleitoral. Estamos tentando enfrentar a crise. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A preocupação é em manter o estímulo à economia, e agora com responsabilidade ambiental", disse ele.


Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mais de 80% dos carros comercializados no país de janeiro a outubro deste ano possuem a tecnologia "flex", ou seja, são bicombustiveis.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir