Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-11-2009

Ação para avaliar a saúde do coração das crianças
A área central de Cachoeiro de Itapemirim recebe nesta quinta-feira (26) uma ação para prevenir e ajudar a identificar problemas cardíacos em crianças e adolescentes.
 Ação para avaliar a saúde do coração das crianças
Foto: José Rubens Brumana

A área central de Cachoeiro de Itapemirim recebe nesta quinta-feira (26) uma ação para prevenir e ajudar a identificar problemas cardíacos em crianças e adolescentes. É o Dia D contra a arteriosclerose, doença que gera alterações na pressão arterial. Nutricionistas, enfermeiros, cardiologistas e endocrinologistas vão estar à disposição na praça Jerônimo Monteiro, das 8h às 15h, medindo peso e pressão arterial dos jovens, oferecendo dicas de alimentação e tirando dúvidas sobre doenças cardíacas. Profissionais de odontologia da prefeitura também vão marcar presença, com orientações sobre saúde bucal.

A mobilização terá ainda apresentações de dança, ginástica e capoeira, com alunos de colégios de Cachoeiro. Serão anunciados também os vencedores dos concursos de redação e de cartazes promovidos nas escolas. Todas as atrações seguem a temática de prevenção à arteriosclerose. O evento é uma parceria entre a prefeitura, a Sociedade Espírito-Santense de Cardiologia, o Centro Universitário São Camilo - ES e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci).

As atividades marcam o encerramento de um trabalho realizado em escolas particulares e públicas do município desde meados de outubro, com objetivo de traçar o perfil nutricional dos jovens estudantes da região. Durante o trabalho nas escolas, com apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, 750 crianças passaram por avaliação minuciosa com os técnicos das entidades envolvidas no estudo.

Em um dia pré-agendado em cada colégio, e autorizado pelos pais ou responsáveis, os alunos passaram por uma triagem, com perguntas sobre hábitos alimentares e de atividade física da família e histórico familiar de doenças cardiovasculares. Em seguida, tinham sangue coletado para análise e passavam por medição de peso, altura e massa muscular. Os dados colhidos com a avaliação vão pautar as ações na área de saúde para as crianças, influenciando até mesmo na merenda oferecida na rede municipal de ensino.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir