Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-11-2009

Dívidas de Dubai causam quedas nas Bolsas da Ásia
Hong Kong desabou 4,84% e Xangai fechou em queda de 2,36%
Dívidas de Dubai causam quedas nas Bolsas da Ásia
Foto: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_res


As bolsas de valores da Ásia fecharam em queda nesta sexta-feira (27), atingidas pela crise da dívida de Dubai. Preocupações sobre a situação do emirado derrubaram ações de bancos e impulsionaram o iene para maior nível em 14 anos contra o dólar.

Os futuros de bolsas dos Estados Unidos desabavam cerca de 3%, sinalizando um dia duro para Wall Street, que ficou fechada na quinta-feira pelo feriado do de Ação de Graças.

A crise em Dubai aumentou preocupações de investidores sobre calotes que podem atingir a economia global em um momento em que ela está tentando se recuperar da crise financeira internacional.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão desmoronava 3,81%às 7h36 (horário de Brasília).

A bolsa de Tóquio fechou com tombo de 3,22%, a 9.081 pontos, no menor nível em quatro meses. O mercado ficou sob pressão adicional gerada pela valorização do iene ao maior patamar em 14 anos contra o dólar, o que pesou sobre ações de companhias exportadoras.

A alta do iene ainda alimenta preocupações de que a economia do Japão vai voltar a um quadro de recessão, o que obrigou o governo a disparar o mais forte sinal até agora de que está considerando intervir para enfraquecer a moeda. O banco central japonês está pedindo a vários bancos, locais e estrangeiros, cotações que estão sendo usadas na compra de dólares.

As ações de bancos ficaram entre as mais atingidas na região por conta da preocupação com a potencial exposição a bilhões de dólares da dívida de Dubai.

O HSBC afundou 7,59% em Hong Kong depois que suas ações fecharam em baixa de 4,8% em Londres durante a noite. O Standard Chartered desabou 8,62%, após tombo de 6% em Londres. O maior banco do Japão, Mitsubishi UFJ Financial Group perdeu 2,2%.

A bolsa de Seul fechou com forte queda de 4,7% e Taiwan caiu 3,21%, sendo os dois maiores pesos sobre o índice MSCI. Estes mercados são os mais sensíveis à economia global.

Dubai informou na quarta-feira (25) que quer que credores da estatal Dubai World e sua subsidiária imobiliária Nakheel, esperem o pagamento de dívida, em um primeiro passo para uma reestruturação.

A Dubai World, o conglomerado que liderou o crescimento acelerado do emirado, tinha cerca de R$ 103,1 bilhões (US$ 59 bilhões) em compromissos de dívida até agosto.

A bolsa de Hong Kong desabou 4,84%, Xangai fechou em queda de 2,36%, Cingapura caiu 1,1% e Sydney recuou 2,9%.




Dívidas de Dubai causam quedas nas Bolsas da Ásia
Hong Kong desabou 4,84% e Xangai fechou em queda de 2,36%

Fonte: R7
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir