Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2009

Agência nuclear da ONU aprova resolução que condena o Irã
Texto foi aprovado por 25 entre 35 países, e o Brasil se absteve.Documento pede que Teerã suspenda já a construção da usina de Qom.
Agência nuclear da ONU aprova resolução que condena o Irã
Foto: AFP

A agência nuclear da ONU adotou nesta sexta-feira (27) em Viena, por ampla maioria, uma resolução condenando o Irã por conta de seu programa nuclear, informaram diplomatas.

Dos 35 países-membros da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), 25 votaram a favor da resolução, 3 votaram contra, e 6 se abstiveram.

O Brasil foi um dos países que se abstiveram, ao lado de Afeganistão, Egito, Paquistão, África do Sul e Turquia.

O representante do Azerbaijão não votou.

A France Presse obteve cópia do documento, apresentado pelas seis potências que negociam a questão nuclear iraniana (os 5 membros do Conselho de Segurança e a Alemanha).

O texto pede a Teerã que "suspenda imediatamente" a construção de sua nova usina de enriquecimento de urânio em uma montanha próxima à cidade de Qom, cuja existência só foi revelada à comunidade internacional em setembro.

Ele também pede que o Irã informe sobre os objetivos da usina e seu cronograma, e que "confirme" que não adotou nenhuma decisão que não tenha sido comunicada à AIEA.

A resolução deve ser enviada ao Conselho de Segurança da ONU.

O ministério das Relações Exteriores iraniano considerou nesta sexta "inútil" a resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que condena Teerã por seu polêmico programa nuclear, informa a agência oficial Irna.


EUA

O enviado dos Estados Unidos na AIEA, Glyn Davies, disse que a paciência internacional com o Irã está acabando e que um grupo de seis potências não pode continuar "rodada após rodada" as negociações infrutíferas com o país.

Davies disse que é imperativo que o Irã "cumpra suas obrigações internacionais e ofereça transparência em seu programa nuclear, em lugar de mais evasões e reinterpretações unilaterais de suas obrigações."

Mas não está claro se a medida, proposta pelas seis potências principais, vai se traduzir no apoio crucial da Rússia e da China à imposição de sanções, que os líderes ocidentais vão procurar impor no início de 2010 se o Irã não tomar medidas para desfazer a desconfiança.

Agência nuclear da ONU aprova resolução que condena o Irã
Texto foi aprovado por 25 entre 35 países, e o Brasil se absteve.
Documento pede que Teerã suspenda já a construção da usina de Qom.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir