Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-11-2009

Mutirão contra a dengue mobiliza Cachoeiro
Centenas de pessoas saíram às ruas de Cachoeiro neste sábado em mais uma batalha contra o mosquito transmissor da dengue.
Mutirão contra a dengue mobiliza Cachoeiro
Foto: José Rubens Brumana

Centenas de pessoas saíram às ruas de Cachoeiro neste sábado em mais uma batalha contra o mosquito transmissor da dengue. Em 11 bairros da cidade as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) organizaram os voluntários, entre servidores da prefeitura e moradores. O prefeito Casteglione participou ativamente dos trabalhos na parte de conscientização, distribuindo panfletos informativos. "Ajude-nos a combater esse mosquito. Ele é pequeno mas pode matar", dizia o prefeito ao abordar as pessoas nas ruas, casas e estabelecimentos comerciais no bairro Zumbi.

Parte dos voluntários fizeram o trabalho de limpeza de terrenos baldios. Recolheram garrafas pet, pedaços de brinquedos, caixas vazias de leite ou qualquer pedaço de objeto que pode acumular água. "Não há focos ainda porque não choveu, mas na primeira chuva eles aparecem", explicou o secretário de Governo Rodrigo Coelho, que participou do mutirão no bairro Gilson Carone.

Além de Zumbi e Gilson Carone, o mutirão também foi realizado nos bairros Amaral, Amarelo, Santa Cecília, BNH, Marbrasa, Parque Laranjeiras, Aeroporto, Rui Pinto Bandeira e IBC. Também houve panfletagem no centro da cidade. "A dengue só se combate com participação de toda a sociedade e quem mora em cachoeiro está colaborando. Basta ver que os números da doença caíram bastante na cidade este ano", defendeu Casteglione.

Orientados pela Secretaria de Serviços Urbanos, centenas de moradores desses bairros limparam seus quintais e colocaram lixo e entulho na porta de casa. As equipes da secretaria passaram recolhendo tudo até o fim da tarde de sábado.

São pequenos os números da dengue em Cachoeiro. O chamado índice de infestação predial, mesmo nos bairros onde aconteceu a campanha, não chega a 1%, que é o máximo aceitável pelo Ministério da Saúde. Também só aconteceram 11 casos da doença em 2009. Mesmo assim essas campanhas são necessárias porque, se a comunidade se descuidar, a dengue pode se alastrar novamente.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir