Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-11-2009

Uso de anabolizante pode deixar mulher com corpo de homem, diz especialista
Fam�lia de garota de 16 anos morta em SP diz que ela usava a subst�ncia. Produto pode deixar a voz feminina mais grossa.
Uso de anabolizante pode deixar mulher com corpo de homem, diz especialista
Foto:anjoseguerreiros.blogspot.com/2009_05_03_arch..

O uso de anabolizantes para aumentar a forma f�sica � um artif�cio usado por pessoas de todas as idades, com riscos ainda maiores para quem est� na adolesc�ncia. Nas meninas, a subst�ncia pode causar o aparecimento de caracter�sticas masculinas, como quedas de cabelos, o surgimento de mais p�los no corpo e voz mais grossa.

A fam�lia de uma adolescente de 16 anos que morreu em Osasco, na Grande S�o Paulo, acredita que o uso da subst�ncia pode ser respons�vel pela morte da garota. Segundo os amigos, ela era muito vaidosa e preocupada com a forma f�sica.

Al�m de impactos no crescimento, o uso do produto pode acarretar tamb�m altera��es de comportamento e at� arritmia card�aca.

De acordo com o educador f�sico Daniel Paulino, pesquisador do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exerc�cios da Universidade Federal de S�o Paulo (Unifesp), por estar em fase de crescimento, com grande quantidade natural de horm�nios no corpo, os adolescentes est�o mais suscet�veis aos efeitos das drogas usadas para o aumento de m�sculos.

"Eles j� t�m uma grande quantidade de horm�nios no corpo e colocam ainda mais, geralmente uma dose dez vezes maior do que a recomendada para tratamento m�dico", explicou Paulino. "Isso pode acelerar o fechamento dos ossos, entre as m�os e os bra�os, acabando com o crescimento. S�o mudan�as que ficam para toda a vida".

Al�m das caracter�sticas f�sicas � as mais vis�veis s�o a voz grossa e os pelos nas meninas e o desenvolvimento de mamas nos meninos � o psicol�gico tamb�m � afetado. As altera��es no comportamento podem variar de agressividade a transtorno bipolar. Segundo o pesquisador, as mudan�as no comportamento podem ser notadas de maneira quase imediata ap�s o in�cio do consumo. Os efeitos no corpo variam de acordo com o tipo da droga, a quantidade e a idade da pessoa.

Paulino tamb�m ressalta que o uso desse tipo de droga � sazonal, e aumenta com a proximidade do ver�o. "Quanto mais perto do calor, mais as pessoas usam. E elas o fazem para alcan�ar um ideal de beleza, o que nem todos conseguem."
Cora��o

O cora��o tamb�m pode ser afetado. "Esse tipo de droga muda a fisiologia do cora��o, pode fazer com que ele fique com o ritmo alterado e levar a um infarto, uma parada cardiorrespirat�ria. A convuls�o tamb�m pode ocorrer com o uso constante", afirmou Paulino.

O problema � ainda maior porque como os anabolizantes s�o proibidos para esse tipo de consumo, os usu�rios correm o risco de comprar drogas falsificadas. "Como ele compra no mercado negro, pode ser que tenha outra subst�ncia na ampola, a droga pode ser falsa, o que � pior ainda", explicou.

Segundo ele, as drogas podem ser utilizadas apenas em casos de tratamento m�dico com recomenda��o e acompanhamento. Algumas aplica��es conhecidas s�o em pessoas que t�m baixa produ��o de testosterona ou no combate � osteosporose.

Em entrevista ao SPTV, o endocrinologista do Hospital Albert Einstein Ricardo Botticini Peres ressaltou os efeitos causados no cora��o. "Ele [o anabolizante] aumenta a massa muscular. O m�sculo card�aco aumenta, e parece que esse aumento r�pido do m�sculo leva a um desbalan�o e n�o d� tempo de adaptar", explicou. "A testosterona em excesso aumenta a forma��o de co�gulos na corrente sanguinea, que entope os vasos."
Alerta

Para o pesquisador, o uso de anabolizantes por mulheres ainda � subestimado. "Em geral, elas n�o admitem o uso desse tipo de subst�ncia. Quase sempre os n�meros mostram mais homens do que mulheres, mas talvez elas tenham vergonha de falar".

E ele alerta os adolescentes que pensam em aderir a suas supostas facilidades. "Quem est� pensando nisso, pode esquecer. � muito perigoso, n�o tem quantidade segura, cada um responde de uma maneira", afirmou Paulino. "Se o adolescente treinar corretamente com acompanhamento, fazer uma alimenta��o boa, ele vai conseguir se desenvolver. Ele pode aproveitar os pr�prios horm�nios em seu corpo para isso."
Morte

A m�e da adolescente Jenyfer Sthefane disse na manh� desta segunda-feira (30), ap�s o sepultamento da filha em Praia Grande, Litoral Sul de S�o Paulo, que a morte da jovem foi causada por sua vaidade excessiva.

"Ela era vaidosa at� demais, foi a vaidade dela que a matou", contou a bartender Andrenes Augusta da Silva, que disse saber que a filha usava anabolizantes para ficar mais forte. "Eu acredito que foi isso que a matou, mas a gente tem que esperar o laudo. Talvez tenha at� algo mais", afirmou, sem especificar se desconfiava que a filha consumia outras subst�ncias.

O boletim de ocorr�ncia feito na pol�cia informa que a v�tima teve parada cardiorrespirat�ria ap�s tomar anestesia. O tatuador nega. De acordo com o Hospital Municipal Ant�nio Giglio, a adolescente chegou ao local em estado grave, chegou a ser reanimada pelos m�dicos, mas acabou sendo levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi constatada a morte cerebral.

O laudo da necropsia do Instituto M�dico-Legal vai esclarecer o que levou a garota � parada card�aca. o laudo sai em at� 45 dias. A Pol�cia Civil abriu inqu�rito para investigar a morte.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir