Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-12-2009

Cidade gaúcha tem 90% das casas destelhadas durante ventania
No estado, são 98 municípios em situação de emergência. No Paraná, agricultores estão isolados.
Cidade gaúcha tem 90% das casas destelhadas durante ventania
Foto: www.clauderioaugusto.com.br/2009/10/ventania-...

Temporais e ventos que passaram dos cem quilômetros por hora atingiram o Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, 98 municípios já decretaram situação de emergência. A região noroeste foi a mais atingida.

Veja o site do Globo Rural

Em Santo Cristo, ventos acima de cem quilômetros por hora arrancaram a cobertura de prédios. Noventa por cento das casas ficaram destelhadas.

Em Crissiumal, a força da tempestade derrubou árvores e postes. O município está sem energia elétrica e água. Segundo a prefeitura, cerca de 300 casas foram danificadas. A maioria ficou com a cobertura parcialmente destruída.

Em Esperança do Sul, várias escolas ficaram danificadas. A cobertura inteira de uma delas foi arrancada. Em outra unidade, o vento e a chuva derrubaram uma parede do ginásio de esportes.

Paraná

A chuva também provocou prejuízos no Paraná. Em Nova Tebas, os produtores aproveitaram a segunda-feira (30) para avaliar os prejuízos. A água alcançou o teto em uma propriedade. A família conseguiu escapar, mas pouca coisa será reaproveitada no sítio.

O excesso de chuvas fez o nível do Rio Corumbataí subir cerca de dez metros. Nem as árvores maiores resistiram à pressão da enxurrada e foram derrubadas pela enchente. Pelo menos cinco pontes de madeira foram arrastadas. Uma delas foi parar a cem metros de onde estava.

Dezenas de famílias de agricultores estão isoladas, sem poder sair das propriedades. Encostas desmoronaram e muitas estradas rurais estão interditadas.

Cidade gaúcha tem 90% das casas destelhadas durante ventania
No estado, são 98 municípios em situação de emergência.
No Paraná, agricultores estão isolados.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir