Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-12-2009

Obama deve apresentar nova estratégia militar para o Afeganistão nesta terça
Presidente vai discursar na academia militar de West Point.Expectativa é de que ele anuncie o envio de mais 34 mil soldados.
Obama deve apresentar nova estratégia militar para o Afeganistão nesta terça
Foto: www.reporterdiario.com.br/blogs/ocorvo/?p=818

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia nesta terça-feira (1º) sua nova estratégia militar para o Afeganistão, que deve incluir um envio adicional de tropas, em discurso na academia militar de West Point.

Obama estará à frente das câmeras a partir das 20h locais (23h de Brasília) para o anúncio.

Os veículos de comunicação americanos acreditam que o presidente pode ordenar o envio de aproximadamente 34 mil soldados, que se juntarão aos 68 mil que já se encontram no Afeganistão.

No total, as forças internacionais no país asiático rondam os 100 mil militares.

O comandante da força internacional, general Stanley McChrystal, solicitou reforços em torno de 40 mil soldados.

O governo dos EUA espera que os aliados internacionais forneçam a diferença entre o pedido pelo general e os reforços ordenados por seu presidente.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, Obama lembrará em seu discurso os motivos para a permanência dos soldados americanos no Afeganistão, e vai reiterar que essa presença, que já entrou em seu nono ano, "não se trata de um compromisso sem fim".

A meta dos Estados Unidos no Afeganistão, explicou Gibbs, é "adestrar as forças de segurança afegãs para que combatam uma insurgência popular, fazendo com que os afegãos fiquem a cargo de sua própria segurança".

Obama dedicou a segunda-feira a explicar os principais pontos de sua decisão a vários líderes estrangeiros, entre eles o francês Nicolas Sarkozy e o britânico Gordon Brown.

Hoje ele se reúne com uma representação do Congresso americano para dar detalhes de sua determinação. Ele vem sendo fortemente pressionado pela oposição republicana a divulgar o mais rápido possível a sua estratégia.

O anúncio chega em um momento no qual a guerra é cada vez mais impopular entre a população e o Congresso dos EUA.

Após o anúncio de Obama, está previsto que tanto McChrystal como o embaixador dos EUA em Cabul, Karl Eikenberry, compareçam em audiências perante o Congresso sobre a situação no Afeganistão.

Obama deve apresentar nova estratégia militar para o Afeganistão nesta terça
Presidente vai discursar na academia militar de West Point.
Expectativa é de que ele anuncie o envio de mais 34 mil soldados.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir