Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2009

Polanski será libertado na sexta, confirmam autoridades
Detalhes para deixar a cadeia em Zurique estão sendo acertados.Cineasta aguarda decisão sobre processo de extradição para os EUA.
Polanski será libertado na sexta, confirmam autoridades
Foto: AFP/AFP

As autoridades suíças confirmaram nesta quarta-feira (2) que transferirão Roman Polanski para a prisão domiciliar na próxima sexta-feira. Ele ficará em seu chalé, nos Alpes.

"Polanski será transferido para Gstaas [estação de esqui onde fica a casa] na sexta-feira e deve estar em seu chalé depois das 13h", afirmou o porta-voz do Ministério de Justiça, Folco Galli. Ele se recusou a dar mais detalhes sobre o caso. Para ser libertado da cadeia, o cineasta terá de pagar a fiança estabelecida em 4,5 milhões de francos (quase R$ 8 milhões). O porta-voz confirmou que o cineasta não será transferido até que todo o dinheiro seja recebido.

Tudo está pronto para que o diretor saía da prisão. Trabalhadores passaram a segunda-feira retirando a neve do chalé de Polanski. No fim de semana, uma equipe de segurança também esteve na casa. O cineasta precisará usar um bracelete de monitoramento eletrônico.

Nenhum esquema de segurança específico parece estar sendo armado para acompanhar o diretor em seu dia-a-dia no chalé, apenas o exigido pela Justiça. Um alarme deve soar se ele deixar a casa, mas terá permissão para buscar a correspondência ou receber convidados no jardim. Ele também poderá usar o telefone, mandar emails, trabalhar em seus filmes e até mesmo dar festas. Conversas telefônicas não serão monitoradas.

Decisão da Justiça
O Tribunal Penal Federal decidiu, na última quarta-feira liberar o diretor sob pagamento de 4,5 milhões de francos (quase R$ 8 milhões). Ele está detido na Suíça há dois meses a pedido dos Estados Unidos por ter mantido relações sexuais com uma menor há 32 anos. O cineasta aguarda a decisão a respeito de sua extradição para os Estados Unidos.

"Polanski será solto da prisão assim que a fiança for paga, os documentos tenham sido entregues, e o sistema de monitoramente eletrônico seja instalado e testado", disse o Ministério de Justiça em comunicado, na quinta-feira. "Nós não iremos exibi-lo como um animal exótico", disse Folco Galli. "Não será uma questão de horas... A fiança tem de ser paga, o transporte e a prisão domiciliar têm de ser organizados."

Quando deixar a cadeia, o diretor de "O pianista" deverá usar um bracelete de monitoramento eletrônico para poder ser rastreado pela Justiça, que temia que ele pudesse fugir do país. De acordo com o porta-voz, as autoridades suíças deverão decidir sobre a extradição de Polanski para os Estados Unidos em algumas semanas.

Prisão
Polanski, de 76 anos, foi detido em 26 de setembro ao chegar ao aeroporto de Zurique, cidade em que seria premiado em um festival de cinema local.

A detenção foi realizada em resposta a uma ordem de busca emitida pelos EUA e frente a sua extradição do país, de onde tinha fugido em 1978 após ter sido declarado culpado de ter mantido relações sexuais com uma adolescente de 13 anos um ano antes.

Polanski enfrentará uma pena máxima de até dois anos se for devolvido aos EUA para prestar contas diante da Justiça pelo caso.

Desde sua detenção, o cineasta esteve em uma penitenciária localizada em Winterthur, a 19 km de Zurique. Batizado de "Via Láctea", seu chalé fica em uma luxuosa estação de esqui em Gstaad.

Polanski será libertado na sexta, confirmam autoridades
Detalhes para deixar a cadeia em Zurique estão sendo acertados.
Cineasta aguarda decisão sobre processo de extradição para os EUA.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir