Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 04-12-2009

Novo formato de provas aprimora o vestibular nacional Unicamp
A partir do pr�ximo ano, quem pretende ingressar em cursos de Gradua��o da Unicamp vai perceber mudan�as no formato do vestibular. A Comiss�o Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou hoje as altera��es, aprovadas por sua C�mara Delibe
Novo formato de provas aprimora o vestibular nacional Unicamp
Foto: http://www.une.org.br/home3/educacao/img_educ/estudant


As mudan�as mant�m os princ�pios que v�m norteando o processo seletivo da Unicamp desde o seu in�cio e atualiza os pontos relativos aos programas das disciplinas e das �reas do conhecimento contemplados na estrutura atual do ensino m�dio. Al�m disso, aprimora o vestibular enquanto instrumento de sele��o. Ap�s um per�odo de 24 anos, desde que prop�s um novo modelo de provas e passou a elaborar o vestibular de maneira independente, a Unicamp volta a inovar.

Primeira Fase
A avalia��o da escrita na Prova de Reda��o ser� ampliada: o candidato ser� solicitado a produzir tr�s textos de g�neros diversos, todos de execu��o obrigat�ria. Hoje, seleciona uma de tr�s propostas e prepara apenas um texto. Essa prova volta a ser corrigida para todos os candidatos, independentemente dos pontos alcan�ados na Prova de Quest�es, e seu peso continua valendo 50% da nota da primeira fase do vestibular da Unicamp. O novo formato refor�a a integra��o entre leitura e escrita, al�m de ampliar as possibilidades de avalia��o, aumentando assim a confiabilidade da sele��o. Al�m disso, como os g�neros dos textos a serem elaborados podem variar dentro de um grupo pr�-determinado, evita-se o treinamento em apenas uma proposta de texto.

Al�m da mudan�a na Prova de Reda��o, a Prova de Quest�es tamb�m muda: o n�mero de quest�es a serem respondidas pelos candidatos passa de 12 quest�es dissertativas para 48 quest�es de m�ltipla escolha. As quest�es de m�ltipla escolha da primeira fase ser�o elaboradas com base nos conte�dos das diversas �reas do conhecimento desenvolvidas no ensino m�dio, segundo a seguinte distribui��o: 12 quest�es de Matem�tica; 18 quest�es na �rea de Ci�ncias Humanas, Artes e Humanidades, sendo pelo menos 6 quest�es de Geografia e 6 quest�es de Hist�ria, introduzindo-se quest�es de Filosofia, Sociologia e Artes � medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos curr�culos do ensino m�dio; e 18 quest�es na �rea de Ci�ncias da Natureza, distribu�das uniformemente entre Ci�ncias Biol�gicas, F�sica e Qu�mica. O tempo de dura��o da prova da primeira fase passar� de 4 para 5 horas.

Com uma prova mais abrangente, amplia-se o escopo dos conte�dos avaliados, permitindo que quest�es nas diversas �reas apresentem variados graus de dificuldade. O maior n�mero de quest�es (48 contra 12) e de textos elaborados para a Prova de Reda��o aumenta significativamente a precis�o dos resultados da primeira fase.

O Enem continua a participar com 20% da nota da primeira fase, por�m passa a ser de uso obrigat�rio a todos os candidatos do Vestibular Unicamp.

Segunda Fase
As provas da segunda fase ser�o agrupadas de maneira a estimular a avalia��o integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formula��o das quest�es. Ser�o aplicadas 3 provas de 24 quest�es dissertativas, realizadas durante tr�s dias consecutivos, com quatro horas a cada dia, sendo (sem seguir a ordem de dias, necessariamente): I - 12 quest�es de L�ngua Portuguesa e de Literaturas da L�ngua Portuguesa e 12 quest�es de Matem�tica; II - 18 quest�es na �rea de Ci�ncias Humanas, Artes e Humanidades (pelo menos 8 quest�es de Geografia e 8 quest�es de Hist�ria, introduzindo-se quest�es de Filosofia, Sociologia e Artes � medida que estas disciplinas forem incorporadas aos curr�culos do ensino m�dio) e 6 quest�es de L�ngua Inglesa; III - 24 quest�es na �rea de Ci�ncias da Natureza, distribu�das uniformemente entre Ci�ncias Biol�gicas, F�sica e Qu�mica.

Provas de Aptid�o
Mant�m-se inalterados os formatos das Provas de Aptid�o, que passam a ser denominadas Provas de Habilidades Espec�ficas, tradicionalmente realizadas ap�s a segunda fase.

Priorit�rias
O sistema de provas priorit�rias continua existindo, com as seguintes altera��es: as coordena��es dos cursos determinar�o at� duas das provas (como hoje), incluindo a Prova de Habilidades Espec�ficas, como priorit�rias. No caso das Provas de L�ngua Portuguesa e Literaturas da L�ngua Portuguesa, os pesos para compor a nota final podem ser 1,2 ou 3. No caso das demais provas, pesos 2, 3 ou 4.

Op��es, nota final e classifica��o
Permanecem inalterados os crit�rios de aprova��o para a segunda fase, o sistema de op��es (at� duas) e como se calculam as notas utilizadas na classifica��o para cada op��o, alterando-se de forma apropriada os pesos das provas consideradas priorit�rias (como citado acima). N�o h� altera��es no sistema de classifica��o e convoca��o dos candidatos.

PAAIS
O Programa de A��o Afirmativa e Inclus�o Social da Unicamp, o PAAIS, permanece com sua formata��o atual.

Comunica��o Social Unicamp


Novo formato de provas aprimora o vestibular nacional Unicamp
A partir do pr�ximo ano, quem pretende ingressar em cursos de Gradua��o da Unicamp vai perceber mudan�as no formato do vestibular. A Comiss�o Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou hoje as altera��es, aprovadas por sua C�mara Deliberativa de 03/12, a serem implantadas a partir da pr�xima edi��o do Vestibular Nacional Unicamp.

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir