Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 04-12-2009

Índia anuncia suas metas para Copenhague
País pretende reduzir sua intensidade de carbono entre 20 a 25% até 2020
Índia anuncia suas metas para Copenhague
Foto: http://4.bp.blogspot.com/_G2J6qprgt_o/SHVE7tcSn0I/AAAA


Quinto maior poluidor do planeta e responsável por 4,7% das emissões mundiais de dióxido de carbono, a Índia anunciou nessa quinta, dia 03, às vésperas da COP15 – a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que começa segunda-feira em Copenhague –, suas metas na luta contra o aquecimento global.

O país, cuja economia cresce em ritmo vertiginoso, estava sob pressão internacional para dar detalhes de como iria controlar as suas crescentes emissões, depois que EUA, China, Brasil e outras nações divulgaram suas propostas. Em discurso no parlamento, em Nova Délhi, o ministro indiano do Ambiente, Jairam Ramesh, disse que o país pretende reduzir sua intensidade de carbono entre 20 a 25% até 2020, em comparação com os níveis de 2005. "Intensidade de carbono’’ significa a quantidade de CO2 emitida por cada unidade do Produto Interno Bruto (PIB). Ramesh, no entanto, foi claro: trata-se apenas de uma meta, e a nação asiática não aceitará um "acordo vinculante", ou seja, de cumprimento obrigatório.

País planeja construir usina de energia solar

Para alcançar seus objetivos, o governo indiano vai introduzir padrões obrigatórios de eficiência de combustível a partir de 2011. Além disso, pretende estabelecer normas de construção para garantir maior eficiência energética e desenvolver tecnologia mais limpa em usinas termoelétricas movidas a carvão. Há um plano de construir uma usina de energia solar com capacidade de produzir 20 mil megawatts.

Cientistas advertem para mudanças climáticas potencialmente catastróficas caso a média da temperatura global suba mais de 2ºC.



Índia anuncia suas metas para Copenhague
País pretende reduzir sua intensidade de carbono entre 20 a 25% até 2020


Fonte: clicrbs
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir