Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 05-12-2009

Nepal tenta conscientizar sobre mudanças climáticas.
O gabinete do governo de Nepal de um passo incomum nesta sexta-feira ao se reunir fora de portas. A mais de 5 mil metros acima do mar em uma placa do monte Evereste, os ministros daquele país buscam chamar atenção dos efeitos das mudanças climáticas que d
Nepal tenta conscientizar sobre mudanças climáticas.
Foto: http://www.faroldigital.org.br/anexos/imagens/noticias


O primeiro ministro e os mais de 20 ministros vestidos de máscaras de oxigênio, voaram de helicóptero para a base de acampamentos daquele que é o ponto mais alto do mundo. Acontecendo há escassos dias da conferência sobre mudanças climáticas de Copenhague, o governo de Nepal chamou o evento de reunião do gabinete do mais alto nível sobre mudanças climáticas.

Muitos cientistas dizem que os glaciares dos Himalaias estã derretendo a uma taxa alarmante, criando lagos com paredes que podem desabar e inundar as vilas localizadas à jusante.

O encontro segue o das Maldivas , que realizou o primeiro gabinete sobre vida marinha do mundo em Outubro, que alertou sobre as ameaças que a subida do nível do oceano Índico representava para os arquipélagos existentes.

Entretanto, na quinta-feira em entrevista ao jornal britânico Guardian, James Hansen, um cientista da Nasa que ajudou a fazer os alertas sobre os perigos do aquecimento global, afirmou que qualquer acordo resultante da reunião climática da ONU neste mês em Copenhague será tão falho que, para as futuras gerações, seria melhor que as discussões fossem retomadas do zero.

"Seria melhor não acontecer, se as pessoas aceitarem esse como o melhor caminho, porque é um caminho desastroso", disse Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais, da Nasa, em Nova York.

"Toda a abordagem está tão fundamentalmente errada que é melhor reavaliar a situação. Se for uma coisa como (o atual Protocolo de) Kyoto, aí serão gastos anos tentando determinar exatamente o que significa."



Nepal tenta conscientizar sobre mudanças climáticas.
O gabinete do governo de Nepal de um passo incomum nesta sexta-feira ao se reunir fora de portas. A mais de 5 mil metros acima do mar em uma placa do monte Evereste, os ministros daquele país buscam chamar atenção dos efeitos das mudanças climáticas que duma maneira especial tem se feito sentir naquele país.


Fonte: ibtimes
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir