Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-12-2009

Após boca de urna, oposição a Evo Morales reconhece derrota
Manfred Reyes Villa prometeu fazer oposição construtiva. Ele voltou a criticar o processo eleitoral.
Após boca de urna, oposição a Evo Morales reconhece derrota
Foto: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1405645-5602,




Os principais opositores de Evo Morales à Presidência da Bolívia reconheceram esta noite sua derrota e prometeram desempenhar uma oposição construtiva e responsável com os bolivianos que os apoiaram, após o resultado das pesquisas.

O líder do Plano Progresso para a Bolívia-Convergência Nacional (PPB-CN), o ex-prefeito regional Manfred Reyes Villa, agradeceu de Santa Cruz aos bolivianos que apoiaram "uma visão de país que quer recuperar a república e fortalecer o estado de direito".

"Foi uma batalha dura contra a mentira, a perseguição política", disse Reyes Villa em referência à campanha eleitoral.
O candidato do PPB-CN, segundo nas votações, mas a quase 40 pontos de Morales segundo as pesquisas, prometeu que seu partido será "a trincheira do equilibro da democracia", e assegurou que os deputados de seu partido serão uma "oposição construtiva".

"Vamos continuar lutando pela democracia, pelo país, e por todos os que apostaram por isso", acrescentou Reyes Villa.

Ele atribuiu o resultado adverso à continuidade da polarização política e à fragmentação de uma oposição que não entendeu a necessidade de unidade, e que sobressaiu os interesses pessoais perante o interesse do país.

O terceiro na corrida eleitoral, o candidato de União Nacional (UN), o empresário Samuel Doria Medina, reconheceu a derrota em entrevista coletiva em seu quartel-general em La Paz.

"Há uma ideia clara com os primeiros resultados: a Bolívia decidiu dar uma nova oportunidade a Evo Morales", disse o candidato da UN, por sua vez lembrando que os problemas denunciados por seu partido, como a falta de emprego ou o aumento da produção de folha de coca, "podem se agravar".

"Vamos ter uma bancada parlamentar com representantes de todos os departamentos (estados). Somos a terceira força, moderada, que é o que o país necessita", assegurou Doria Medina.

O candidato da Aliança Social (AS), o quíchua René Joaquino, admitiu à rede "Unitel" de Potosí (sudoeste) que "esperava muito mais", mas se mostrou muito contente das porcentagens obtidas.


Manfred Reyes Villa prometeu fazer oposição construtiva.
Ele voltou a criticar o processo eleitoral.
Após boca de urna, oposição a Evo Morales reconhece derrota

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir