Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 07-12-2009

Procuradoria denuncia cinco pessoas por furto e vazamento do Enem
Prova, que seria aplicada em outubro, teve de ser adiada.Epis�dio prejudicou os cofres p�blicos e os candidatos, diz den�ncia.
Procuradoria denuncia cinco pessoas por furto e vazamento do Enem
Foto: estudandodireito.com.br/php/index.php?option=...

Cinco pessoas foram denunciadas pelo Minist�rio P�blico Federal em S�o Paulo pelo furto, vazamento e tentativa de venda das provas do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem).

Segundo a Procuradoria, o epis�dio do cancelamento e adiamento da prova causou "preju�zo em torno de R$ 45 milh�es aos cofres p�blicos", al�m de "danos incalcul�veis" aos 4,1 milh�es de estudantes inscritos, j� que institui��es como a USP e a Unicamp deixaram de considerar o resultado do Enem no seu processo seletivo.

Para o MPF, s�o respons�veis pelos crimes tr�s funcion�rios da empresa Cetros, integrante do Cons�rcio Nacional de Avalia��o e Sele��o, contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e dois intermedi�rios do grupo.

Eles responder�o pelos crimes de peculato (furto praticado por servidor p�blico), corrup��o passiva (exigir vantagem indevida) e viola��o de sigilo funcional.

Segundo a den�ncia, as duas pessoas que n�o eram do cons�rcio foram denunciadas como c�mplices de crime, apesar de n�o terem furtado as provas na gr�fica.

A Procuradoria explica ainda que os tr�s acusados que trabalhavam para o cons�rcio v�o responder pelo crime de peculato, porque estavam trabalhando para uma empresa que executava um servi�o p�blico.
Cada acusado responder� por dois peculatos, pois houve dois furtos da prova. No dia 21 de setembro, foi furtado caderno 1. No dia 22 de setembro, foi levado da gr�fica um exemplar do caderno 2.

Os atos de corrup��o passiva foram cometidos nos dias 29 e 30 de setembro, afirma a den�ncia, quando os acusados tentaram vender o material para a imprensa.
Provas

Ap�s o vazamento, as provas tiveram de ser remarcadas e acabaram acontecendo neste final de semana. Ceca de 2,6 milh�es dos mais de 4 milh�es de inscritos fizeram as provas. O �ndice de absten��o chegou a 37,7% no s�bado (5) -o maior da hist�ria do exame. Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia n�o realizaram o teste no domingo (6).

O Inep atribuiu a alta absten��o ao longo per�odo entre a inscri��o e a realiza��o da prova. A inscri��o terminou no dia 19 de julho; a prova iria acontecer nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiada para in�cio de de dezembro, al�m da desist�ncia de institui��es, como USP e Unicamp, em usar a nota.

No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de ci�ncias da natureza (biologia, qu�mica e f�sica) e ci�ncias humanas (geografia e hist�ria). No segundo dia, foi a vez das provas de matem�tica (45 testes) e linguagens, tamb�m com 45 testes, e uma reda��o do tipo dissertativo.

Procuradoria denuncia cinco pessoas por furto e vazamento do Enem
Prova, que seria aplicada em outubro, teve de ser adiada.
Epis�dio prejudicou os cofres p�blicos e os candidatos, diz den�ncia.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir