Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-12-2009

Praticamente reeleito, Evo espera manter diálogo "transparente" com o Brasil
Boca de urna indica reeleição com facilidade do presidente da Bolívia.Ele disse que quer continuar cooperação com o próximo governo brasileiro.
Praticamente reeleito, Evo espera manter diálogo
Foto: AFP

O presidente virtualmente reeleito da Bolívia, Evo Morales, disse nesta segunda-feira (7) em entrevista a jornalistas estrangeiros que pretende continuar tendo um diálogo "transparente e sincero" com o próximo presidente do Brasil, que será escolhido em 2010.

Assista ao lado: bolivianos pró-Morales cantam para celebrar a vitória

Segundo ele, esse entendimento é necessário porque "temos uma responsabilidade que é cuidar, defender nossos povos e países".

Evo foi praticamente reeleito à Presidência da Bolívia nas eleições da véspera, segundo as pesquisas de boca de urna. Ainda não há resultados oficiais, mas o principal opositor, Manfred Reyes Villa, já falou como derrotado e prometeu fazer uma oposição responsável.

Gás natural


Questionado sobre os contratos de compra de gás natural da Bolívia pelo Brasil, Evo afirmou que espera manter a postura de "cooperação", e não de "concorrência" entre os dois países.


Reeleição


O presidente reeleito voltou a se esquivar de uma pergunta sobre se ele iria se candidatar a um terceiro mandato. Segundo ele, uma "interpretação cabal" da nova Constituição boliviana poderia dar margem a isso. Mas ele preferiu dizer que seu desejo, agora, é "fazer um bom trabalho" no segundo mandato e "servir de referência".

Morales também confessou que, antes da campanha, ficou feliz quando soube quem seriam seus concorrentes.


Chile e Peru


Sobre o Chile, Morales assinalou que os dois países manterão boas relações quaisquer que sejam os resultados da eleição presidencial chilena da próxima semana.

Quanto a suas conflituosas relações com o presidente do Peru, Alan García, Morales disse que não se trata de um problema pessoal e sim uma questão de diferenças políticas e ideológicas.

Praticamente reeleito, Evo espera manter diálogo "transparente" com o Brasil
Boca de urna indica reeleição com facilidade do presidente da Bolívia.
Ele disse que quer continuar cooperação com o próximo governo brasileiro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir