Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 07-12-2009

Comissão Europeia proporá criação de reserva comum de vacinas contra gripe
Ideia é evitar carência de imunizantes no caso de 2ª onda da pandemia.Doadores seriam países com doses de sobra para grupos prioritários.
Comissão Europeia proporá criação de reserva comum de vacinas contra gripe
Foto: AFP/PIERRE VERDY

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) vai elaborar uma proposta para criar uma reserva comunitária de vacinas contra a nova gripe, com o objetivo de ajudar os países que possam precisar de doses adicionais no caso de uma intensificação da pandemia, anunciou nesta segunda-feira (7) uma porta-voz do Executivo comunitário.

A Comissão está estudando como dar forma à iniciativa, que foi proposta pela comissária da Saúde da União Europeia (UE), Androulla Vassiliou, e apoiada pelo bloco europeu no Conselho de Saúde realizado na terça-feira passada, em Bruxelas.

No entanto, o Executivo comunitário ainda não fez pedidos concretos aos países sobre o número de doses que deveriam oferecer à "reserva virtual", disse a porta-voz de Saúde da Comissão, Nina Papadoulaki, em entrevista coletiva.

Os serviços da Comissão "estão trabalhando nessa direção" e analisando "como colocar em comum" as doses, mas antes terão que resolver as questões de "confidencialidade e responsabilidade" sobre as contribuições dos Estados-membros, segundo a mesma fonte.

A medida foi concebida para evitar que algum país da UE possa sofrer carência de vacinas caso ocorra uma segunda onda da pandemia.

A ideia é colocar em comum uma "reserva virtual" a partir das contribuições de estiverem dispostos a oferecer aos países que contarem com dose de sobra para imunizar seus grupos prioritários de população.

Comissão Europeia proporá criação de reserva comum de vacinas contra gripe
Ideia é evitar carência de imunizantes no caso de 2ª onda da pandemia.
Doadores seriam países com doses de sobra para grupos prioritários.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir