Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2009

Bate Papo
Essa foi uma semana movimentada, tanto em Marata�zes quanto em Itapemirim.
Bate Papo
Foto: Renato Alves

Essa foi uma semana movimentada, tanto em Marata�zes quanto em Itapemirim, de modo que resolvemos neste Bate papo efetuarmos um passeio pelos principais fatos e acontecimentos da semana.

Mario Moreira � Chegando ao fim de um ano de legislatura, os Vereadores de Marata�zes n�o fizeram por merecer o t�tulo que ostentam. Individualmente at� temos alguns bons Vereadores, mas no conjunto at� agora n�o houve mostras do que vieram, da�, seria facilmente poss�vel citarmos v�rios assuntos relevantes que n�o foram sequer levados � discuss�o pela C�mara.

Renato Alves � Nessa seara destaco duas situa��es semelhantes e antag�nicas ao mesmo tempo, refiro-me as interna��es hospitalares dos vereadores Paulo Rezende e Venceslau. O primeiro est� se recuperando e acredito que em breve dever� estar de volta ao conv�vio de seus pares, de forma que a minha d�vida fica quanto ao tratamento e a efetiva recupera��o do segundo.

Mario Moreira � Infelizmente nossos Vereadores n�o tem no��o da import�ncia da participa��o popular no contexto do trabalho legislativo, pois nem temas como aumento do consumo de drogas na cidade, o eterno problema da sa�de p�blica, o lix�o, dentre tantos outros problemas atuais, ainda assim, tais situa��es n�o foram suficientes para motivar os Edis a promoverem um debate p�blico sobre tais assuntos.

Renato Alves � Mudando de assunto, um tema em destaque nessa semana � o racha pol�tico no Executivo de Itapemirim. Na verdade o tema s� agora foi levantado pela m�dia, mas o rompimento de Sandra com Norma j� � antigo, contudo parece que a coisa agora estourou de vez. Sandra teria assinado um documento em que isentaria v�rios bairros do pagamento de taxas devidas ao SAAE, contudo, Sandra alega que teria sido induzida a erro pela assessoria jur�dica da Prefeitura. Como n�o estava l� e n�o vi o que aconteceu, n�o tecerei coment�rios sobre a mat�ria em si, contudo, hipoteticamente analisando a situa��o, temos que lembrar que Sandra � uma concorrente de peso a sucess�o de Norma e as elei��es est�o pr�ximas, sobretudo quando consideramos que as elei��es do ano que vem decidir�o muitas coisas em rela��o a de 2012, e nesse sentido, em �ltima an�lise, tal fato praticado pela vice-prefeita quando em exerc�cio do poder, poderia representar a chamada ren�ncia fiscal, o que em tese poderia levar Sandra a inelegibilidade, afastando assim uma concorrente de peso das elei��es.

Mario Moreira � A batata quente n�o est� s� nas m�os de Sandra, outro que tamb�m n�o est� nada satisfeito com o Executivo de Itapemirim � o presidente da C�mara, vereador Estev�o Machado, pois na cerim�nia de transfer�ncia da gest�o do Hospital Santa Helena para o Evang�lico, o Cerimonial Itapemirinense registrou a aus�ncia do Edil Presidente no evento, sendo que o Deputado Ferra�o completou a narrativa do Cerimonial dizendo a todos que "o presidente da C�mara est� ausente por estar pescando". Nada satisfeito com as declara��es, Estev�o, durante a visita do Governador para in�cio das obras de engordamento da faixa de areia da praia Central de Marata�zes, falava para todos os que quisessem ouvir que "durante o evento eu estava na C�mara trabalhando e a Prefeitura n�o teve sequer a sensatez de me ligar para fazer o convite, mas deixa estar, eles v�o ver s�!".

Renato Alves � J� que voc� citou a obra da praia, me chamou � aten��o a qualidade da areia que est� sendo dragada, ela al�m de ter um tom muito mais escuro que a original � tamb�m de uma granula��o muito mais grossa, quase que pedregulhosa. Conversando com os t�cnicos que estavam presentes a cerim�nia de in�cio dos trabalhos, confesso que suas explica��es mais me confundiram que esclareceram, uma vez que me disseram que o tempo, o sol e as estrelas (faltou s� dizerem Deus) se encarregariam de clarear as mesmas.

Mario Moreira � O que me preocupa � que n�o temos exemplos no Brasil em rela��o a t�cnica utilizada em tal obra, sendo que para os t�cnicos ela � para durar 100 anos, ou seja, pouco, pois � pouco o tempo se considerarmos que uma obra dessa envergadura tenha sido projetada para ter vida �til de aproveitamento para pouco mais de duas gera��es. Fica, portanto, a expectativa se a obra vai resolver de fato o problema ou n�o.

Renato Alves � Sua d�vida � pertinente, pois tamb�m questionei com alguns t�cnicos sobre a aparente falta de conten��o das energias das ondas do segundo Mole (formato de meia lua) para frente em dire��o ao Xod�, ou seja, o que garantiria que as areias que ali seriam depositadas tamb�m n�o sejam em curto tempo retiradas pelas mar�s, como atualmente tem ocorrido, visto que as energias n�o foram dissipadas.

At� o pr�ximo Bate Papo!


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir