Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 09-12-2009

Brasil desbanca EUA e lidera ranking de maiores propagador
No ano encerrado em novembro, pa�s enviou 7,7 trilh�es de mensagens. EUA ficaram com 6,6 trilh�es; no ranking anterior, eram 8,3 trilh�es
Brasil desbanca EUA e lidera ranking de maiores propagador
Foto: http://www.vm2.com.br/2006/images/span.jpg


O Brasil est� sofrendo a mesma epidemia de lixo eletr�nico j� vivenciada por outras na��es de crescimento r�pido que se conectaram � internet."
Em uma lista divulgada pela divis�o de seguran�a da Cisco nesta semana, o Brasil desbancou os EUA e apareceu como l�der entre os pa�ses propagadores de spam (mensagens indesejadas de e-mail). O pa�s foi respons�vel pelo envio de 7,7 trilh�es de spams no ano encerrado em novembro, contra 6,6 trilh�es dos EUA (no ranking anterior, os Estados Unidos somavam 8,3 trilh�es).

"A explos�o do spam no Brasil n�o � um mist�rio. O pa�s est� sofrendo a mesma epidemia de lixo eletr�nico j� vivenciada por outras na��es de crescimento r�pido que se conectaram � internet", divulgou a "Forbes", com base em declara��es do pesquisador Patrick Peterson, da Cisco.
O Brasil, no entanto, n�o � o �nico pa�s que apresentou crescimento na quantidade de spams enviados. A �ndia, que segundo a publica��o produzia relativamente pouco spam em compara��o ao tamanho de sua economia, foi respons�vel no ano conclu�do em novembro por 3,6 trilh�es de mensagens. O n�mero representa mais que o dobro do mesmo per�odo do ano anterior, segundo a Cisco.

Redes zumbi
O levantamento diz ainda que nem o Brasil nem a �ndia s�o diretamente respons�veis pelo envio dessas mensagens indesejadas.

Para enviar spam em grandes quantidades, criminosos da internet contam com as chamadas botnets � redes formadas por computadores infectados, os "zumbis", que obedecem aos comandos enviados remotamente pelo dono da rede ou respons�vel pela cria��o da praga digital instalada na m�quina.

Por isso, os respons�veis pelo envio podem estar nos mais variados pa�ses e usar m�quinas infectadas do Brasil. O problema no pa�s, dessa forma, n�o � necessariamente a exist�ncia de spammers, mas sim a falta de cuidados de seguran�a por parte dos usu�rios de computador e de internet.

Em muitos casos, essas mensagens eletr�nicas enviadas por spammers tentam convencer os internautas a baixarem arquivos ou a visitar sites que tentam instalar c�digos maliciosos no computador, infectando o PC � o golpe � conhecido como phishing scam.



No ano encerrado em novembro, pa�s enviou 7,7 trilh�es de mensagens.
EUA ficaram com 6,6 trilh�es; no ranking anterior, eram 8,3 trilh�es
Brasil desbanca EUA e lidera ranking de maiores propagador

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir