Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-12-2009

Protógenes é convidado para Secretaria de Futebol
Delegado da PF diz que aceitou indicação e aguarda transferência
Protógenes é convidado para Secretaria de Futebol
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, foi convidado pelo Ministério do Esporte para integrar a futura Secretaria do Futebol, que aguarda aprovação no Congresso Nacional para ser criada. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo ministério e pelo delegado.

Protógenes se filiou recentemente ao PCdoB, mesmo partido do ministro do Esporte, Orlando Silva. O delegado ficou conhecido por liderar a operação que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o mega-investidor Naji Nahas. Ele responde a processos administrativos na Polícia Federal por supostos abusos cometidos durante a Satiagraha, como grampos feitos sem autorização judicial e vazamento de informações sigilosas.

Segundo o Ministério do Esporte, Protógenes foi escolhido para integrar a secretaria porque já teria experiência no assunto, já que é membro da comissão de segurança dos estádios da Fifa. Ainda de acordo com o ministério, o delegado vai cuidar da área de segurança nos estádios.

Ao G1, Protógenes Queiroz disse que aceitou o convite e aguarda decisão do Ministério da Justiça sobre o pedido de transferência dele da PF para o Ministério do Esporte.

O convite foi feito pelo ministro Orlando Silva, que já encaminhou ao Ministério da Justiça solicitação para a minha transferência. Parece que a PF resiste em me liberar, está tendo atos de retaliação. Estou disposto a assumir o cargo", disse.

De acordo com o ministério do Esporte, o cargo que será assumido pelo delegado é um DAS-4, que corresponde a um salário de R$ 6.843. Como trata-se de um cargo de confiança e Protógenes já recebe como delegado, ele tem a opção de receber 65% do salário mais o DAS-4, ou receber 65% dos R$ 6.843, além de seu salário integral.

Protógenes explicou que a secretaria é importante principalmente para preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Ele ressaltou os recentes episódios de violência envolvendo a torcida do Coritiba, no Campeonato Brasileiro. Após jogo contra o Fluminenes no domingo (6), torcedores do Coritiba invadiram o campo e agrediram policiais e árbitros. A polícia prendeu 15 pessoas envolvidas nas agressões.

"Teremos campeonatos importantes, como a Copa do Mundo e a Olimpíada e esses casos [de violência nos estádios] não podem se repetir, tendo em vista até esse último incidente envolvendo o Coritiba, que foi um dos mais violentos que já tivemos conhecimento. É importante o Brasil se prevenir desses incidentes para fazer um bom espetáculo na Copa", afirmou.

Eleições

Protógenes disse, contudo, que deve se afastar da secretaria para concorrer às eleições de 2010. Ele afirmou que ainda não é candidato, mas que estuda concorrer ao Senado. Segundo o delegado, pesquisas de intenção de voto o apontam como favorito à casa legislativa por São Paulo.

"O cargo na secretaria não atrapalha a candidatura. Quando chegar a época das eleições pedirei afastamento temporário. Ainda não sou candidato, sou filiado ao PCdoB e o cargo será determinado por pesquisas. Algumas pesquisas me dão como favorito para senado. Uma recente, encomendada pelo PSB, me mostra como favorito", disse Protógenes.

Protógenes é convidado para Secretaria de Futebol. Delegado da PF diz que aceitou indicação e aguarda transferência.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir