Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 16-12-2009

Presidente da cúpula de Copenhague renuncia e premiê dinamar

Presidente da cúpula de Copenhague renuncia e premiê dinamar
Foto: http://gvces.files.wordpress.com/2009/07/cop-151.jpg

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, substituirá a partir desta quarta-feira (16) a ex-ministra do Meio Ambiente Connie Hedegaard na Presidência da cúpula da ONU sobre mudança climática (COP-15), em Copenhague, que entrou na reta final com as negociações para um acordo em ponto morto.

O motivo declarado por Hedegaard para a renúncia é que, diante do grande número de líderes políticos presentes na cúpula, era "apropriado" que essa função fosse para o primeiro-ministro dinamarquês, e acrescentou que continuará realizando consultas informais em nome da Presidência.

No entanto, Hedegaard havia admitido na terça-feira (15) que ainda havia "muitos obstáculos" nas negociações.

Depois que as negociações foram interrompidas pelo bloco africano na segunda-feira (14), que se mostrou insatisfeito sobre atitudes dos países ricos e da presidente da Conferência, Hedegaard disse que as próximas 48 horas seriam "críticas" para que a reunião de Copenhague "tenha êxito".

A renúncia também acontece no mesmo dia em que mais de 100 ativistas foram detidos quando tentavam avançar em direção à sede da conferência sobre o clima

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir