Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2009

Projovem é encerrado em Cachoeiro
Apresentações de curta metragem, fotografias e textos, produzidos por jovens que participaram das oficinas e encontros gratuitos do Projovem marcam o encerramento das atividades do programa.
Projovem é encerrado em Cachoeiro
Foto:Douglas Nunes


Apresentações de curta metragem, fotografias e textos, produzidos por jovens que participaram das oficinas e encontros gratuitos do Projovem em Cachoeiro de Itapemirim, marcam, nesta quarta-feira (16), o encerramento das atividades do programa promovidas no município neste ano. Além de mostrarem o que aprenderam, os 120 adolescentes, que têm entre 15 e 17 anos e vivem em situação de risco social, recebem certificados de participação. O evento acontece, às 8h30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim.

Os jovens que participaram do programa no Cras do Alto União, na parte da manhã, mostram o vídeo animação que fizeram usando a técnica "stop motion", em oficinas ministradas por servidores de secretarias da prefeitura. O filme, de pouco mais de um minuto, é sobre reciclagem e meio ambiente, um dos assuntos abordados durante os encontros e troca de idéias com especialistas proporcionados pelo programa. Todo o cenário, bonecos e peças que compõem o vídeo foram confeccionados pelos jovens.

Já os adolescentes da turma da tarde do Alto União, optaram por colocar em prática o que aprenderam nas oficinas de fotografia e produção de texto. As imagens e textos que produziram, em sua maioria retratando a realidade que vivem, vão ser expostos em um mural. No Jardim Itapemirim, os jovens também fizeram fotos e textos, além de um roteiro de teatro sobre o consumo consciente. E no Alto Village, os adolescentes roteirizaram um documentário sobre a história de vida de pessoas importantes para a comunidade.

As atividades e encontros semanais do Projovem aconteceram nos três Cras do município e giraram em torno de temas cultura, direitos humanos, meio ambiente, saúde, lazer, esporte e trabalho. Neste ano, duraram um mês, mas, para o ano que vem deve ter mais tempo. "Tivemos uma boa experiência neste ano. Para 2010, vamos buscar promover um programa mais amplo, com mais atrações e atividades interessantes para os jovens", afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Maria Pizza.

O Projovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, ligado à Secretaria-Geral Presidência da República, é voltado para adolescentes participantes do Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), mas também para os ligados ao serviço de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual, bem como os que cumprem medidas sócio-educativas, de internação e de proteção.

Encerramento das atividades do Projovem em Cachoeiro
Apresentação de vídeo, fotos e textos dos jovens que participaram do programa neste ano.
Quando: nesta quarta-feira (16), às 8h30
Onde: no Cras do bairro Jardim Itapemirim, que fica na rua Aryo Sardemberg, s/nº.



    Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir