Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2009

Ford do Brasil apresenta novo Focus Flex 1.6
Moderno motor totalmente de alum�nio. Design elegante do modelo mais atual do segmento m�dio no Pa�s.
Ford do Brasil apresenta novo Focus Flex 1.6
Foto: Divulga��o

Moderno motor totalmente de alum�nio. Design elegante do modelo mais atual do segmento m�dio no Pa�s. Melhor proposta para o consumidor brasileiro. Em linhas gerais, essa � a apresenta��o do autom�vel mais aguardado do momento � o Novo Focus 1.6 Flex com motor Sigma � que chega ao mercado em janeiro e estabelece um novo padr�o para a categoria.

O Novo Ford Focus 1.6 Flex utiliza a nova gera��o global de motores Sigma no Brasil. � um moderno motor flex feito inteiramente de alum�nio na f�brica de Taubat�, SP. A concep��o do motor Sigma entrega um padr�o superior de desempenho, economia e baixas emiss�es. O casamento dessa nova tecnologia com a reconhecida dirigibilidade do Novo Focus cria uma op��o, at� ent�o, indispon�vel no segmento.

A chegada da nova vers�o 1.6 Flex amplia a linha do Novo Focus, que se destacou em todos os comparativos feitos pela m�dia especializada. Altamente eficiente em v�rios aspectos, � considerado um dos mais belos e atuais carros m�dios vendidos no Pa�s. Seu design � marcante, nas vers�es Hatch e Sedan, com conforto e equipamentos superiores.

O Novo Focus 1.6 Flex traz tamb�m uma atraente rela��o custo-benef�cio. Al�m de oferecer tr�s anos de garantia e o programa de manuten��o mais econ�mico, tanto no custo de pe�as quanto das revis�es, a sua composi��o de cat�logos � simplificada e acomoda configura��es completas. Vem equipado de s�rie com airbag duplo, ar condicionado, dire��o hidr�ulica, computador de bordo, vidros el�tricos dianteiros, CD-player/MP3, alarme, far�is com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas, exclusivas no segmento.

"O Novo Focus 1.6 Flex com motor Sigma � traduzido pela tecnologia, modernidade e inova��o superiores. O desempenho e a leveza do motor Sigma, a excelente dirigibilidade, a confiabilidade desse conjunto e o design atraente nos d�o a certeza que o modelo 1.6 Flex est� entre os melhores autom�veis do Pa�s", afirma Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Motor global

O Novo Focus � um carro moderno e completo. Entrega as �ltimas tend�ncias mundiais de design e tecnologia. O prazer de dirigir � marcante. Para atender essa expectativa do consumidor tamb�m na nova vers�o 1.6 Flex, a Ford investiu R$ 600 milh�es para produzir no Brasil o seu motor global Sigma.

Feito com bloco, cabe�ote, c�rter e pist�es de alum�nio, o Sigma se destaca pela leveza, efici�ncia, durabilidade e padr�o de sustentabilidade. Tem 16 v�lvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa e � o mais forte da categoria: desenvolve a pot�ncia de 115,6 cv com �lcool e 109,3 cv com gasolina, e torque de 160 Nm (�lcool) e 151 Nm (gasolina). Fornece 80% do torque m�ximo a apenas 1.500 rpm.

"O motor Sigma Flex tem excelente equil�brio de torque e pot�ncia. Isso pode ser sentido nas respostas r�pidas do acelerador e no desempenho el�stico em toda a gama de rota��es", diz Enio Gomes, engenheiro-chefe de Motores da Ford Am�rica do Sul.

O Novo Focus 1.6 Flex acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com �lcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade m�xima de 189 km/h (�lcool) e 183 km/h (gasolina).

O ve�culo tamb�m se destaca pela economia de combust�vel. Na cidade, faz 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (�lcool). Na estrada, roda 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (�lcool). O que resulta em m�dia ponderada de 13 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (�lcool), considerando as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada).

As inova��es do motor Sigma incluem sistema de partida a frio, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletr�nico e mancais do virabrequim produzidos em pe�a �nica de alum�nio. Tudo isso contribui para o seu funcionamento suave e silencioso. Al�m disso, � produzido com processos de manufatura de �ltima gera��o que garantem arrefecimento homog�neo, estabilidade dimensional, menor necessidade de usinagem e um controle de qualidade apurado.

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir