Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 26-12-2009

Israel mata 6 palestinos às vésperas de 1º ano de dura ofensiva contra Gaza
Jerusalém, 26 dez (EFE).- O Exército israelense matou hoje três palestinos na Cisjordânia e outros três na Faixa de Gaza, após meses de relativa calma e às vésperas do aniversário da sangrenta ofensiva lançada por Israel contra a faixa territorial há um a
Israel mata 6 palestinos às vésperas de 1º ano de dura ofensiva contra Gaza
Foto: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/12/26/israel


Pouco após as mortes, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) condenou as agressões israelenses por meio de Nabil Abu Rudeina, porta-voz presidente palestino, Mahmoud Abbas. O assessor do líder do Fatah disse que os ataques foram uma mostra de que a "ocupação decidiu destruir a segurança e a estabilidade do povo palestino".



"Israel quer levar nosso povo ao círculo sangrento da violência para fugir das crescentes pressões internacionais sobre seu Governo, que é responsável por bloquear o horizonte do processo de paz", disse o funcionário.



As seis mortes registradas hoje aconteceram de manhã. Na Faixa de Gaza, três civis perderam a vida e um quarto ficou ferido junto à cerca fronteiriça que separa o território de Israel. Segundo informações, o grupo morreu ao ser atingido por disparos de um avião da Força Aérea israelense.



Testemunhas disseram que os quatro palestinos tentavam atravessar a fronteira pela passagem de Erez, que fica no extremo norte de Gaza. Quando os soldados israelenses tomaram conhecimento, atiraram contra o grupo.



Em nota, o Exército israelense esclareceu que, embora tenha sido um avião o responsável pela morte dos palestinos, militares em terra dispararam várias vezes contra eles, que pretendiam cometer "atos terroristas" em Israel.



Em outro episódio, tropas israelenses lançaram uma incursão na cidade de Nablus, na Cisjordânia, matando três milicianos ligados às Brigadas dos Mártires de al-Aqsa, braço armado do Fatah, o partido do presidente da ANP, Mahmoud Abbas.



Os três milicianos mortos não estavam juntos e foram identificados como: Raed al-Sarkaji, de 38 anos; Ghassan Abu Sharej, de 40, e Anan Soboh, de 36.



Ghassan Hamedan, médico responsável pelo hospital de Nablus, informou à imprensa que os soldados israelenses invadiram a casa de Sarkaji e o mataram na presença da mulher, que ficou ferida.



Já Sharej foi ferido pelos soldados depois de ter sido detido, enquanto Soboh, que estava em um esconderijo com uma pistola e dois rifles de assalto M16, perdeu a vida em um tiroteio com os soldados israelenses.



Soboh também tinha sido beneficiado por uma anistia de Israel a milicianos que prometessem deixar suas atividades em grupos armados palestinos desmantelados nos últimos anos por Abbas na Cisjordânia.



Em nota, o Exército israelense declarou que soldados entraram em Nablus para localizar e prender suspeitos de envolvimento na morte de Meir Avshalom Hai, um colono judeu morto na quinta-feira por disparos de milicianos.



Os funerais dos três palestinos mortos em Nablus foram acompanhados por mais de 5.000 pessoas.



Os moradores da cidade dizem que os mortos não eram milicianos. Sharej, por exemplo, seria eletricista. Soboh, por sua vez, era membro das forças de segurança. Já Sarkaji teria abandonado a luta armadas após oito anos em uma prisão israelense.



No funeral, onde foram gritadas palavras de ordem contra qualquer tipo de negociação com Israel, os presentes não carregavam bandeiras de facções armadas ou de milícias, só as da ANP e do Fatah.



A violência na região aumentou na véspera do primeiro aniversário da mais dura ofensiva lançada por Israel contra a Faixa de Gaza. Os confrontos travados na virada de 2008 para 2009 mataram 1.400 palestinos e feriram 5.000. Milhares de casas e prédios públicos também foram destruídos. EFE




Jerusalém, 26 dez (EFE).- O Exército israelense matou hoje três palestinos na Cisjordânia e outros três na Faixa de Gaza, após meses de relativa calma e às vésperas do aniversário da sangrenta ofensiva lançada por Israel contra a faixa territorial há um ano.


Israel mata 6 palestinos às vésperas de 1º ano de dura ofensiva contra Gaza


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir