Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-12-2009

Governo nega morte de brasileiros no Suriname
BRAS�LIA - O governo brasileiro divulgou nota na noite de ontem na qual diz que n�o h� relato de morte de brasileiros no confronto ocorrido com habitantes da cidade de Albina, no Suriname, na noite de Natal. A nota confirma que h� quatro brasileiros ferid
Governo nega morte de brasileiros no Suriname
Foto: http://www.vssa.nl/images/Nieuwspics/Suriname-winkelce



" N�o houve comprova��o de mortes de brasileiros. As declara��es dos nacionais ouvidos em Albina coincidiram com as dos brasileiros que se encontram em Paramaribo, no sentido de que n�o testemunharam nenhum assassinato de brasileiro. A maioria dos relatos se referia � viol�ncia das agress�es e � brutalidade do ataque, mas sem qualquer men��o a mortes " , diz a nota oficial do governo. Logo ap�s o confronto, houve relatos que indicavam que at� sete brasileiros poderiam ter morrido.

O Itamaraty confirmou que uma brasileira, Denicl�a Furtado Teixeira, ferida com gravidade numa m�o, fio atendida na cidade vizinha de Saint-Laurent du Maroni, na Guiana Francesa. Ela estava gr�vida de tr�s meses e abortou " em fun��o do trauma emocional " .

Cinco brasileiros que vivem no Suriname retornaram � noite ao Brasil, num avi�o da For�a A�rea Brasileira, ap�s ataque que deixou ao menos 25 pessoas feridas. O grupo chegou a Bel�m (PA) com ferimentos leves. O avi�o que trouxe os brasileiros havia levado ao Suriname, pela manh�, uma miss�o diplom�tica para verificar a situa��o da comunidade brasileira em Albina, cidade a cerca de 150 km da capital Paramaribo, junto � fronteira com a Guiana Francesa.

A nota do governo brasileiro confirma que o motivo do incidente teria sido uma briga entre um brasileiro e um surinam�s, por causa de dinheiro. O brasileiro teria matado o surinam�s com uma facada, por volta das 22h30 da v�spera de Natal. Em retalia��o, centenas de moradores locais foram ao acampamento dos brasileiros horas depois, armados de fac�es, e agrediram quem estava por l�. O conflito praticamente destruiu a vila onde os brasileiros viviam.

O brasileiro que teria causado o incidente estaria foragido na Guiana Francesa, segundo autoridades do Suriname. E estavam detidos 22 surinameses suspeitos de participar do ataque aos brasileiros.

Essa regi�o do Suriname � marcada pela viol�ncia e pela informalidade. Moradores da regi�o norte do Brasil emigram para a antiga col�nia holandesa para trabalhar na minera��o de ouro. Tanto o trabalho de minera��o quanto a perman�ncia dos brasileiros na regi�o s�o ilegais. Atualmente, entre trabalhadores da minera��o e outros imigrantes, h� uma comunidade de mais de 15 mil brasileiros no Suriname, segundo a embaixada brasileira - o pa�s tem cerca de 500 mil habitantes. Recentemente, o governo do pa�s facilitou a legaliza��o dos brasileiros no pa�s.

Diplomatas entrevistaram ontem cerca de 50 brasileiros para diagnosticar o problema enfrentado pela comunidade no pa�s na noite de Natal. Do grupo ouvido, apenas cinco decidiram retornar imediatamente ao Brasil.

O secret�rio-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, conversou na noite de s�bado com a ministra interina de Neg�cios Estrangeiros do Suriname, Jane Aarland, e ouviu que o governo do pa�s empregaria " todos os esfor�os para garantir a integridade f�sica dos brasileiros. "



BRAS�LIA - O governo brasileiro divulgou nota na noite de ontem na qual diz que n�o h� relato de morte de brasileiros no confronto ocorrido com habitantes da cidade de Albina, no Suriname, na noite de Natal. A nota confirma que h� quatro brasileiros feridos internados em estado grave na capital do pa�s, Paramaribo.
Governo nega morte de brasileiros no Suriname

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir