Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2009

Forte chuva causa mortes no Rio e Região Metropolitana
Pelo menos nove pessoas morreram por conta da forte chuva que cai na Região Metropolitana do Rio desde a noite desta quarta-feira.
Forte chuva causa mortes no Rio e Região Metropolitana
Foto: Mônica Imbuzeiro - O Globo

RIO - Pelo menos nove pessoas morreram por conta da forte chuva que cai na Região Metropolitana do Rio desde a noite desta quarta-feira. Ao todo, foram quatro crianças, duas adolescentes e três adultos. Uma mulher morreu em Quintino, vítima de um desabamento. Uma menina de nove anos morreu e outra ficou ferida em um deslizamento de terra na Rua Várzea, no Morro do Sapê, no bairro do Irajá. Em Duque de Caxias, um menino de sete anos não resistiu, depois de ser atingido pela parede de seu quarto, que caiu na madrugada desta quinta-feira. O desabamento de uma casa no fim da noite de ontem, em Jacarepaguá, matou uma família de cinco pessoas. Uma mulher chegou a resgatada com vida, mas faleceu no Hospital Salgado Filho. Duas meninas, uma de 11 e outra de 9 anos, foram vítimas de um desabamento em Magé, em Piabetá, distrito de Magé, por volta das 16h. Ana Carolina Santos Silva, de 11 anos, morreu soterrada depois que uma barreira atingiu sua casa na Rua Roberto Silveira 69.

A previsão é de mais chuva para esta quinta-feira.
Em Quintino, o corpo de uma mulher identificada como Diana foi encontrado sob os escombros de um desabamento. No local, uma casa de dois andares desabou sobre outra residência, deixando mais duas pessoas feridas. Uma criança de três anos, identificada como Mariana, que foi resgatada com vida no local. Ela, possivelmente filha de Diana, passa bem e neste momento é encaminhada ao Hospital Salgado Filho. Os bombeiros também conseguiram retirar do local um homem identificado como Mário, supostamente o pai da menina. Ele foi encaminhado para o mesmo hospital, com múltiplas fraturas. Seu estado é grave.

Em Jacarepaguá, na Praça Seca, uma família de cinco pessoas morreu após deslizamento na Favela de São João Batista. A mãe, Elisa Marinho da Silva, de 38 anos, chegou a ser resgatada com vida, depois de passar cinco horas embaixo dos escombros, mas não resistiu. Ela estava em casa na hora do deslizamento com o marido e três filhos - dois adultos e uma criança. Segundo os amigos da família, as vítimas são, respectivamente: Wladimir, 42 anos; Elizangela Ribeiro da Silva, 22 anos; Isabela Ribeiro da Silva, 19; e João Pedro, de apenas 2 anos.

Segundo o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Thiago Mohamed, pelo menos 18 casas, próximas à residência na Praça Seca terão que ser interditadas devido ao risco de novos desabamentos. Uma lona deve ser usada pela Defesa Civil para minimizar a infiltração da água da chuva no local.

Em Magé, bombeiros e vizinhos conseguiram salvar Jéssica de Souza Florenço, de 9 anos, prima de Ana Carolina. As duas brincavam no quarto quando a barreira atrás da casa cedeu. Várias casas foram atingidas pelo desabamento, que ocorreu próximo ao Piabetá Esporte Clube, na localidade conhecida como Buraco da Onça.

As regiões mais atingidas pela chuva foram a Ilha do Governador a Baixada Fluminense, principalmente o município de Duque de Caxias. Em Nova Iguaçu, o Rio Botas transbordou, alagando várias pontos da cidade. O Rio Sarapuí também transbordou. Ele corta os municípios de Belford Roxo e Duque Caxias, onde a situação está mais grave nos bairros Pilar, Imbariê, Campos Elíseos, Vila Rosário e Saracuruna. Segundo a Defesa Civil do município, os rios Saracuruna e Capivari também transbordaram. Ao todo, há 192 pessoas desabrigados na cidade.

No início da semana, um menino de 9 anos morreu afogado em Piedade , na Zona Norte do Rio, enquanto nadava em um bolsão dágua também formado pela chuva. A Defesa Civil está em alerta e pede às pessoas que moram em área de risco que saiam de casa. Em casos graves, a população deve ligar para o telefone 199, que funciona 24 horas por dia.

Fonte: OGlobo
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir