Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-01-2010

CONFRATERNIZAÇíO SEM MICO
Final de ano, agenda lotada, vários eventos empresariais para comemorar os avanços do ano que passou e vibrar positivamente para o sucesso durante o ano que se inicia.
CONFRATERNIZAÇíO SEM MICO
Foto: www.maratimba.com

Final de ano, agenda lotada, vários eventos empresariais para comemorar os avanços do ano que passou e vibrar positivamente para o sucesso durante o ano que se inicia.

Amigo oculto, distribuição de cestas com vinho, peru e panetones, shows de cantores e humoristas, muitas lágrimas, declarações de amor: nada pode faltar na Confraternização da Empresa, no final do ano.

E como sabemos, Festa de confraternização da empresa é sempre um prato cheio para o ministério da fofoca. Se alguém sai da linha, já vira manchete no dia seguinte. E se o escândalo for uma crise de ciúmes, aí dá para ter até programa especial na TV falando sobre o mico.

Não podemos nos esquecer de que apesar de uma festa de confraternização, a formalidade, deve prevalecer. Mesmo em ambientes mais descontraídos, vestidos mais à vontade, tomando drinks, dançando e nos abraçando, não podemos "desligar" o lado profissional.

Se a confraternização for aberta às esposas e maridos, os cuidados devem ser redobrados. Evite apelidos e formas carinhosas de se dirigir aos companheiros de trabalho, para evitar uma crise em família pós-evento. Potoquinha e Fofuxo não devem ser usados com os colegas. Manter a postura é sempre indicado nestes momentos, limitando nosso consumo de bebidas alcoólicas e até o tempo de permanência nos locais da festa. Nada de concordar ou discordar de opiniões sobre colegas e chefia. Devemos evitar também a exibição de vídeos ou fotos que exponham nossos companheiros profissionais ao ridículo, por alguma situação vivida durante o ano.

Dividimos o espaço do evento com diversas pessoas, com diferentes personalidades e gostos pessoais. Obrigá-las a ouvir o "funk da vagabinha" ou algo similar pode chocar os mais sérios e comprometidos funcionários, além de ser deselegante.

Piadas proibidas para menores de 16 ou 18 anos também não são aconselháveis. É de extremo mau gosto sair contando, principalmente se você não é o Tom Cavalcante ou o Ary Toledo. Cantar também não é uma boa opção, a não ser que você brinque com a escala musical sem explodir seu diafragma e os tímpanos dos outros convidados.

Na hora de trocar presentes, nada de oferecer roupas íntimas, produtos de sex shop ou ainda lembranças bizarras, como cabeças indígenas empalhadas ou carrancas do São Francisco. Lembre-se é "Amigo" e não "inimigo" oculto.

E claro, nada de se declarar àquela estagiária ou ao novo funcionário, pois além de o momento não ser romântico, este impulso pode trazer sérias conseqüências para o emprego de ambos. Meninas: nada de micro-saias, transparências e decotes generosos.

Com estas regras básicas, sua festa de fim de ano, na empresa, será um sucesso e todos poderão guardar estes bons momentos durante todo o ano novo, preparando uma festa melhor e mais divertida. Boas Festas e Feliz 2010!!!



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir