Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2010

Ministro francês se diz confiante em venda de caças ao Brasil
O ministro da Defesa da França, Hervé Morin, minimizou nesta quarta-feira informações de que a Força Aérea Brasileira (FAB) defende, em seu relatório técnico sobre a concorrência para a compra de caças, o modelo sueco gripen ng, da saab em detrimento do f
Ministro francês se diz confiante em venda de caças ao Brasil
Foto: movv.org/.../

PARIS - O ministro da Defesa da França, Hervé Morin, minimizou nesta quarta-feira informações de que a Força Aérea Brasileira (FAB) defende, em seu relatório técnico sobre a concorrência para a compra de caças, o modelo sueco gripen ng, da saab em detrimento do francês rafale, da dassault . Morin aposta, principalmente, nas relações entre Brasil e França. ( infográfico: os concorrentes na disputa )

- Estamos confiantes com nossas relações com o Brasil - disse Morin à emissora de televisão BFM, lembrando que a França já garantiu encomendas de submarinos e helicópteros do Brasil, da ordem de 4,5 bilhões de euros, como parte de um acordo de defesa estratégica.

O relatório técnico da FAB ainda não foi apresentado oficialmente, mas sua conclusão foi antecipada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada por fontes do setor. Ao contrário do que foi preconizado pelo Ministério da Defesa, a FAB não modificou o processo de concorrência e elaborou um ranking, que deixou o Rafale em terceiro lugar - atrás do Gripen e do F-18 (Superhornet) da Boeing.

A escolha do Gripen contraria a "opção política" já expressa pelo ministro da defesa , Nelson Jobim , e pelo presidente luiz inácio lula da silva , de comprar os caças franceses. Para Hervé Morin, a decisão, a ser tomada por Lula, incluirá uma série de fatores estratégicos de longo prazo.

- Comprar uma aeronave de combate é comprar um sistema de armas completo, não é simplesmente comprar algo que você tira da prateleira. É decidir o que você vai incluir, que tipo de míssil, qual radar, quais sistemas de proteção, quais exigências de manutenção, é uma decisão para 40 anos - disse ele.

- É uma decisão com uma quantidade enorme de parâmetros, então, inevitavelmente, é uma longa discussão.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, conta com sua sólida relação pessoal com Lula para ajudar a selar o acordo, que pode ser a primeira exportação do Rafale e tem o potencial de abrir as portas para vendas da aeronave em outras regiões.

Durante as celebrações do 7 de Setembro ano passado, ao lado de Sarkozy, Lula anunciou que compraria os Rafales da francesa Dassault. Desde então, a FAB silenciou e tentou negociar a questão extraoficialmente com Jobim.

O Rafale é a próxima geração francesa de caças de multiemprego e tem sido o carro-chefe da indústria de armas francesa. O modelo, no entanto, tem tido dificuldades em encontrar compradores externos, embora tenha sido finalista em várias concorrências.

Ministro francês se diz confiante em venda de caças ao Brasil
O ministro da Defesa da França, Hervé Morin, minimizou nesta quarta-feira informações de que a Força Aérea Brasileira (FAB) defende, em seu relatório técnico sobre a concorrência para a compra de caças, o modelo sueco gripen ng, da saab em detrimento do francês rafale, da dassault.

Fonte: Abril.com
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir