Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2010

Denúncia de maus tratos leva secretario ao interior de Marataízes
Moradores de Alto Boa Vista, interior de Marataízes, denunciaram que uma deficiente mental vive em condições precárias.
Denúncia de maus tratos leva secretario ao interior de Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Moradores de Alto Boa Vista, interior de Marataízes, denunciaram que uma deficiente mental vive em condições precárias o que levou o secretário de saúde local Carlos Azevedo e a enfermeira Emanuele Cevidanes a verificar tal fato.

A casa é de 4 cômodos praticamente sem mobília. Numa geladeira velha somente água para beber. O cheiro insuportável de urina dava ao ambiente um ar de abandono. Maria Fernandes mora com a mãe Idalina Fernandes ajudada por parentes que levam as refeições para elas.

Aposentada, analfabeta, com cerca de 75 anos, cuida como pode de uma deficiente sem nenhum tipo de tratamento e acompanhamento. As duas vivem confinadas em casa. Na região existe Agente de Saúde. Com cerca de 35 anos, Maria só teve uma consulta com o especialista na vida. Seus dentes estão deteriorados. HÁ cerca de três anos seus proventos foram retirados. Até hoje seus papeis vivem em mãos de políticos locais. A Ação Social nunca passou em sua residência para tomar procedimentos. Um outro fato marca essa família: a deficiente tem uma linda e sadia filha fruto de um relacionamento incestuoso e que mora com parente.

A cena chocou o secretário e a enfermeira de encontrar pessoas vivendo em condições subumanas. A enfermeira Emanuele ouviu o relata de um parente que recebe os proventos da aposentada que garante a sua alimentação. "Maria precisa de um tratamento psicológico que garanta uma vida digna" diz a enfermeira. O secretário Carlos, que passou um período no Haiti, disse que vai realizar uma reunião com especialistas e ajudar na recuperação da deficiente. "Não deixaremos sem assistência médica e psicológica é um dever assegurar dignidade a Maria e Dona Idalina", ressaltou.

Quem desejar ajudar com alimentos, roupas, entre em contato com o telefone 35323246 ou 99640134.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir