Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2010

Rock in Rio completa 25 anos e deve voltar ao Brasil
Hoje, em 25 anos de exist�ncia, a mostra j� colocou 650 bandas em seus palcos. E deve voltar ao Brasil em 2011.
Rock in Rio completa 25 anos e deve voltar ao Brasil
Foto: www.lazermusica.com/blog/tag/rock-in-rio-lisboa/

S�O PAULO - A ilumina��o de todos os shows era a mesma, emprestada pelo Queen. O cen�rio do show dos Paralamas do Sucesso era composto de apenas um vaso de plantas. O local era um terreno emprestado. Apesar dos percal�os, o primeiro Rock in Rio, cuja realiza��o completa 25 anos hoje (ocorreu entre 11 e 20 de janeiro de 1985), reuniu 1.380 milh�o de pessoas (quase tr�s vezes o p�blico do festival de Woodstock) em Jacarepagu�, colocando o Brasil definitivamente no mapa geopol�tico do rock-n?-roll. Tornou-se um grande (e �nico) caso de franchising de rock, inspirando outros aventureiros - j� se fala em trazer o festival americano Lolapalloza ao Brasil.



"N�o era um projeto megal�mano. Ele nasceu megaloman�aco porque se voc� n�o botasse 1 milh�o de pessoas na plateia o festival n�o se pagava", disse ao Estado na semana passada o publicit�rio Roberto Medina, criador do festival, que tinha 35 anos na �poca. Ele lembra que quando procurou o agente da banda inglesa Queen, Jean Beach, foi inicialmente visto como uma piada. "Ele me disse que, se nem os americanos tinham como fazer o que eu pretendia, muito menos um rapaz brasileiro. E me deu uma champanhe como pr�mio de consola��o."



Mas quando a coisa pegou, o Queen veio. E muito mais: Iron Maiden, AC/DC, Ozzy Osbourne, B-52?s, Scorpions, Nina Hagen, George Benson, James Taylor, Al Jarreau, Gilberto Gil, entre outros. De l� para c�, ele realizou tr�s edi��es no Brasil (1985, 1991 e 2001), tr�s em Portugal (Lisboa) e uma na Espanha (Madri). Em 1985, naquele ano pioneiro, foram dez dias, 90 horas e 5.400 minutos de m�sica, doideira, lama e excita��o. Veio gente do mundo todo.



Hoje, em 25 anos de exist�ncia, a mostra j� colocou 650 bandas em seus palcos. E deve voltar ao Brasil em 2011. "T� na hora de trazer de volta", diz Medina, falando por telefone do Rio de Janeiro. O publicit�rio vive h� dois anos em um tranquilo bairro madrilenho, Las Rozas, e s� contava trazer o Rock in Rio de volta em 2014, mas resolveu antecipar. Ele estava havia 20 dias em negocia��es com a prefeitura do Rio de Janeiro, que espera estabelecer uma grande agenda de eventos na cidade preparando-a para a Copa de 2014 e a Olimp�ada. E conta que j� tem propostas de quatro patrocinadores de um mesmo setor para bancar o retorno da mostra ao Brasil. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: estadao
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir