Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-01-2010

É SOLDA!
Diz um Dito (um amigo meu, vocês não conhecem, não!) popular que: “quem chega na frente bebe água limpa!”.
É SOLDA!
Foto: www.maratimba.com

Manoel Manhães [email protected]



Diz um Dito (um amigo meu, vocês não conhecem, não!) popular que: "quem chega na frente bebe água limpa!".

Andando pelo litoral sul constatei, estupefato, que não há, em nossa região, cursos profissionalizantes que preparem nossos jovens para usufruírem do boom de geração de empregos que advirá da exploração do petróleo – que já começou!

Estamos no "pré-sal" em matéria de cursos técnicos básicos como de soldadores, profissionais essenciais na área do petróleo e gás.

Em Marataízes descobri, via Bill da Secretaria de Ação Social, apenas o CENTRO DE FORMAÇíO PROFISSIONAL VITÓRIA oferecendo cursos de soldador de eletrodos revestidos, de Solda MIG, de maçariqueiros, eletricista predial e industrial (fone: 28-3532-5934, LÉO).

A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, tubulações etc.).

A oferta é pouca pra uma demanda que será muita. "Quem chegar na frente...".

A Prefeitura de Marataízes, por intermédio da Ação Social, poderia avaliar a possibilidade de encampar esse CENTRO de FORMAÇíO citado acima e com os meios que dispõe aprimorar as ofertas de cursos diversos numa iniciativa que, certamente, vai tirar muitos de nossos jovens do mundo das drogas, do crack e fazê-los craques numa profissão de futuro e rentável onde os salários podem variar (segundo o Blog Petróleo& Gás, da Globo) de R$ 600,00 a R$ 5.000,00 proporcionalmente às habilitações do profissional.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir