Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2010

Desrespeito à memória ferroviária em Marataízes
A Antiga Estação Ferroviária de Marataízes, que foi desativada no começo da década de 60 do século passado e que abrigou uma rodoviária e secretarias, se encontra fechada e suas instalações estão sendo depredadas.
 Desrespeito à memória ferroviária em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

A Antiga Estação Ferroviária de Marataízes, que foi desativada no começo da década de 60 do século passado e que abrigou uma rodoviária e secretarias, se encontra fechada e suas instalações estão sendo depredadas. Telhas arrebentadas, fios elétricos pendurados e suas paredes usadas de forma levianas por cartazes de shows. A cola usada para fixar os cartazes escorre pelas paredes.

No local existe um ponto de táxi onde os profissionais apontam uma parte do frizo que cedeu tapando o TH do antigo nome do balneário escrita de forma primitiva na estação.

O local foi pleiteado pelos artesãos, que pretendiam se instalar até arrumarem outro local para trabalharem com seus artesanatos. "Muitas cidades usam espaços históricos para seus artesãos exporem seus trabalhos para os turistas. Seria um ponto de visitação no balneário", ponderou a presidente da Casa dos Artesãos Valéria Aguiar. O Secretário de Turismo Sandro Farias disse que encaminhou para o parecer do departamento jurídico."Na minha avaliação fui contrario colocar a Casa dos Artesãos que é uma associação com fins lucrativos e esse procedente pode ser usado por outras associações para ocuparem outros espaços históricos", ressaltou.

Ao indagar sobre o fechamento do local disse que a sua secretaria não tem planos para ocupação. Quanto à recuperação da Antiga Estação, Sandro explicou que não é com a sua secretaria e sim com a Administração. Funcionários da Administração informaram que não existe no momento nenhum estudo para recuperar o patrimônio histórico ferroviário.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir