Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 15-01-2010

Plantação do maracujá incrementada em Presidente Kennedy
Hoje o "Rei do Maracujá", do sul do Estado é kennedense.
 Plantação do maracujá incrementada em Presidente Kennedy
Foto: José Rubens Brumana

Durante a década de 90 do século passado o município foi um importante produtor capixaba. Devido as constantes infestações de pragas e doenças nas lavouras foi extinta no município. Hoje o "Rei do Maracujá", do sul do Estado é kennedense. Candido Araújo Lima plantou 21 mil pés da fruta. "Com o apoio da secretária de Agricultura e do Josélio Altoé da INCAPER, que me orienta no manejo estou produzindo maracujá desde o quinto mês. Toda produção tem mercado garantido", enfatiza o produtor. Atualmente 20 produtores estão cultivando o maracujá.

A fruta que tem seu pico de produção a partir do décimo mês teve uma colheita antecipada devido ao pouco inverno na região. "Aprendi a irrigação no período noturno isso ajudou na elevada produção em minha lavoura", diz Candido. No oitavo mês já foram colhidas mais de 3 mil caixas de maracujá, que gera emprego na região.

Para alavanca a produção do fruto o secretário de Agricultura local Valdinei Costalonga informa que a prefeitura doará os moirões e os fios usados na lavoura. "A lavoura é de excelente ganho principalmente aos pequenos agricultores que tem dificuldade em comprar esses itens. Álem disso todos receberão tratores para preparo da terra e irrigação para aumentar a produtividade". O secretário lembrou que essas melhorias para o homem do campo foi promessa agora cumprida do prefeito Reginaldo Quintas. Valdinei argumentou que esse e outros projetos fazem parte do "Da porteira para dentro", que busca realmente apoiar o agricultor que estava esquecido em PK.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir