Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2010

Agente penitenciário é libertado por presos rebelados no Paraná
Um dos agentes penitenciários mantido refém de presos rebelados, na Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, desde a noite desta quinta-feira, foi libertado por volta das 10h, desta sexta-feira, segundo informações
Agente penitenciário é libertado por presos rebelados no Paraná
Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

SíO PAULO - Um dos agentes penitenciários mantido refém de presos rebelados, na Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, desde a noite desta quinta-feira, foi libertado por volta das 10h, desta sexta-feira, segundo informações da Agência Estadual de Notícias.

Antonio Alves sofreu lesões leves e passa bem. Negociadores da Polícia Militar continuam no local para que mais dois agentes sejam libertados, que os presos se rendam e liberem a cadeia para entrada da polícia. No local, também estão o secretário da Justiça, Jair Ramos Braga, responsável pelos presídios no Paraná, e também o juiz corregedor Marcio Tokars.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Larson Carstens, afirmou que não é verdadeira a notícia que a rebelião teria sido iniciada por conta da transferência de alguns policiais militares que faziam guarda na Penitenciária Central do Estado.

- Os policiais que foram retirados estavam ociosos e foram transferidos para fazer o policiamento de rua, protegendo a população. O que aconteceu é que presos de facções criminosas rivais, que eram inimigos, entraram em confronto - explicou o coronel.

Segundo ele, há informações de detentos mortos por presos rivais, mas ainda não há confirmação do número. Além disso, o coronel confirmou que a polícia já investiga a denúncia que teria havido facilitação para a entrada de armas brancas no presídio.

Até o fim da manhã desta sexta-feira, os presos exigiam transferência para presídios mais próximos de suas casas, modificação no sistema de visitas, verificação de penas e mais tempo para banho de sol. Segundo as primeiras informações, o motim foi iniciado por volta das 21h30m quando alguns detentos, das alas 7, 8 e 10, entraram em confronto e fizeram reféns agentes penitenciários e presos.

Agente penitenciário é libertado por presos rebelados no Paraná
Estado, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, desde a noite desta quinta-feira, foi libertado por volta das 10h, desta sexta-feira, segundo informações da Agência Estadual de Notícias.

Fonte: oglobo
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir