Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-01-2010

País tem pior geração de empregos desde 2003

País tem pior geração de empregos desde 2003
Foto: http://images.google.com

Demissões acima da expectativa no final do ano frustraram a meta do governo de atingir a meta de gerar um milhão de empregos formais em 2009. No ano passado, foram criados 995.110 novos postos de trabalho com carteira assinada, o pior resultado desde 2003 - primeiro ano da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O resultado refletiu a perda de 415.192 vagas somente em dezembro - número que ficou acima da média normalmente verificada nesse período, sugerindo que a recuperação do mercado de trabalho pode não estar ainda tão consolidada como parecia. De qualquer modo, a perda de empregos foi menor do que a verificada em dezembro de 2008, no auge da crise, quando 654.946 vagas foram fechadas.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, amenizou a surpresa negativa de dezembro e a frustração da meta. "No meio de uma crise, conseguir gerar praticamente um milhão de empregos é um dado altamente positivo. Mostra a força da economia brasileira", disse ele, durante a apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Até um dia antes da divulgação dos dados, Lupi garantia que haviam sido fechadas pouco mais de 300 mil vagas em dezembro, dentro da média normalmente verificada naquele mês.

"Eu não esperava que tivesse uma queda tão grande em dezembro", disse. "Mas meu erro é desprezível", avaliou. A perda de postos de trabalho em dezembro só não foi ainda maior porque a contratação de 1,068 milhão de trabalhadores foi um recorde para o mês.

Na avaliação do ministro, seu objetivo só não foi alcançado porque a contratação de trabalhadores temporários foi mais alta do que em anos anteriores entre os meses de agosto e setembro - algo próximo de um milhão - e as dispensas de final de ano acompanharam esse ritmo. (Agência Estado)

    Fonte: http://gazetaonline.globo.com
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir