Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2010

Nokia torna gratuitos serviços de navegação por satélite
Usuário poderá receber instruções em 74 países no celular. Empresa oferecerá navegação gratuita a 20 milhões de smartphones.
Nokia torna gratuitos serviços de navegação por satélite
Foto:Fabrizio Bensch/Reuters

A Nokia seguiu o exemplo do Google, oferecendo mapas gratuitos em seus celulares, em um esforço para estimular a venda de aparelhos que deve prejudicar outros concorrentes no setor de navegação via satélite.

A Nokia costumava cobrar por pacotes de navegação que incluíam instruções detalhadas de como chegar a um determinado local. Agora o usuário poderá receber instruções detalhadas de navegação veicular e para pedestres em 74 países e em 46 idiomas, afirma a companhia.

Em 2008, a Nokia comprou por US$ 8,1 bilhão a Navteq, uma empresa de navegação digital que concorre com a Tele Atlas, uma divisão da TomTom, companhia especializada em aparelhos de navegação GPS.

Analistas dizem que serviços de navegação gratuitos podem permitir que a Nokia sustente sua posição em queda no mercado mundial de celulares inteligentes. A empresa ainda vende mais celulares inteligentes do que qualquer um de seus rivais, mas perdeu terreno para a Apple e para a RIM.

"A Nokia deseja manter elevada participação nesses aparelhos, e essa é uma maneira de fazê-lo, combinando-os a serviços", disse Marti Larjo, analista da Nordea. "A navegação originalmente era um dos serviços pelos quais eles imaginavam que poderia ser possível obter dinheiro, mas o Google está chegando [à navegação detalhada], bem como outros concorrentes, e eles precisam agir", disse.

O Google começou no final de 2009 a oferecer navegação gratuita em celulares inteligentes do modelo Motorola Droid, no mercado norte-americano. A Nokia vai oferecer navegação gratuita a 20 milhões de celulares inteligentes, e isso deve prejudicar importantes forças do mercado mundial de serviços de navegação, entre as quais a TomTom e a Garmin.

Segundo a Nokia, a idéia é incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com recursos GPS. "Queremos que o uso do GPS em um telefone seja algo tão comum como enviar um SMS ou tirar uma foto. Acreditamos que a melhor maneira para isso é oferecer uma solução completa e gratuita de navegação", afirmou em comunicado Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia.

Nokia torna gratuitos serviços de navegação por satélite
Usuário poderá receber instruções em 74 países no celular.
Empresa oferecerá navegação gratuita a 20 milhões de smartphones.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir