Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 25-01-2010

Projeto Tamar Deixa a Desejar
Na última segunda-feira (18 de janeiro), foi denunciado ao Projeto Tamar que desenas de tartarugas corriam o risco de ser soterradas na praia central de Marataízes, devido ao anvanço das obras de aterro da praia.
Projeto Tamar Deixa a Desejar
Foto: www.rodoaventura.kit.net/.../floriparecife.htm

Na última segunda-feira (18 de janeiro), foi denunciado ao Projeto Tamar que dezenas de tartarugas corriam o risco de ser soterradas na praia central de Marataízes, devido ao avanço das obras de aterro da praia em direção a um entroncamento de pedras em frente ao supermercado Bitencourt. O bombeamento de areia fechou a passagem de entrada e saída das tartarugas, deixando-as presas em um grande lago.

Ligamos para o Projeto tamar em São Matheus que nos orientou a ligar para a base de Anchieta e falar com a bióloga Maria. Então ligamos para a base, não foi encontrada a bióloga Maria, deixamos recado com a secretária e enviamos mensagem de texto pelo celular.

Duas horas depois, a bióloga, junto com o secretário de pesca de Marataízes, chegou ao local. Constatou o risco que as tartarugas corriam e a necessidade de retirá-las do local. Decidiram então que passariam uma rede para retirá-las.

Após algumas horas, retornaram ao local com uma rede. Nesse momento, um banhista inconformado com a situação entrou na água e conseguiu pegar uma das tartarugas, que já agonizava.

A medida adotada, devido à profundidade, mostrou-se ineficaz, e resolveram abrir do outro lado do lago uma passagem pela areia para que as tartarugas passassem em direção ao mar. Com a subida da maré a passagem foi assoreada e as tartarugas permaneceram no lago fechado, os comerciantes e moradores de frente à obra, inconformados com a situação, informaram que a bióloga não mais retornou ao local.

A obra avança em média 20 metros por dia e vem sendo executada por uma draga de bandeira dinamarquesa que trabalha 24h por dia. Ou seja, em questão de horas essas tartarugas podem ser soterradas, devido ao descaso do Projeto Tamar.

Quanto à tartaruga doente capturada, essa foi retirada da praia pela bióloga e teve que esperar a chegada da caixa para seu transporte.

Matéria enviada ao jornalista José Rubéns por Paulo Sabra

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir