Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-01-2010

TRABALHO E ÉTICA
Os filósofos definem a ética como algo imprescindível para estudar o ser humano e sua convivência com os outros, constituindo uma sociedade saudável e equilibrada.
TRABALHO E ÉTICA
Foto: José Rubens Brumana

A Ética vem do grego "ethos", significando modo de ser, caráter, conduta. Do latim "mos" ou "Mores" – no plural – deriva a palavra moral. Os filósofos definem a ética como algo imprescindível para estudar o ser humano e sua convivência com os outros, constituindo uma sociedade saudável e equilibrada.

Com escândalos estampando as manchetes dos jornais e conseqüente impunidade dos envolvidos do alto escalão, todos se perguntam: esse modelo de ética e moral tem que ser revisto? Deixa de ser antiético forjar algum relatório na empresa para obter benefício próprio? Subornar um segurança para não registrar visitas à empresa fora de hora ou desvio de materiais da empresa ou uso da frota para fins não publicáveis?

Moral é um conjunto de normas que norteiam as ações do ser humano, como costumes, conduta, valores, e que podem mudar de acordo com a região devido às influências culturais e históricas. Moral e Ética não deve ser confundidas: Moral é normativa e Ética busca a justificativa de ações do indivíduo em diversas situações. Exemplo: colocar um bem da Empresa dentro da meia é algo imoral: é roubo. O autor conhece as conseqüências pois tem noção dos valores. Mas eticamente não se detém pois seu "freio" moral está deturpado por novos valores que supõe, sejam os corretos, apesar de individualistas e obscenos.

A Lei não pode ser confundida com a Ética, embora a Lei tenha seus princípios baseados na Ética. Lembre-se que tudo começa na formação que os Pais dão aos filhos e como a evolução destes valores segue ao longo da vida da criança na escola. Pais ausentes criarão indivíduos totalmente imprevisíveis e isso pode ser um risco à sociedade, já que cada um reage de maneira diferente a traumas e carências. Assuntos para Assistentes Sociais e demais profissionais da área.

O dono da empresa é responsável pelos atos que sua equipe realiza enquanto trabalha. Produzir algo com qualidade inferior e vendê-lo como primeira linha possibilita que o consumidor acione a Justiça para o cumprimento da ética e de seus direitos. Preconceitos, abuso de poder, assédio moral e sexual estão na lista. Na vida social, iludir alguém com falsas promessas de amor eterno, casamento de cinema, na praia, durante o anoitecer e após a cerimônia esvaziar a conta corrente do parceiro(a) não combina com ética e moral e pode ser punido com a Lei.

As profissões têm o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, freqüentemente incorporados à lei pública. Os princípios éticos passam a ter força de lei. Mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. Ademais, o seu não cumprimento pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão.

Nosso padrão de moral e ética pessoal permite escalar o sucesso sem ferir nossos princípios e valores; determina nossa credibilidade perante o mercado; nos coloca em situação de destaque junto da organização a que pertencemos e nos confere seriedade e respeito.

Ética, portanto é item de fábrica que acompanha o profissional do futuro, que já obtém sucesso nos dias de hoje. É o perfil que as empresas o país e mundo precisam para reparar os danos causados por graves acidentes éticos e morais.
Saiba mais : www.ramonbarros.wordpress.com


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir