Categoria Educação  Noticia Atualizada em 03-02-2010

Enem 2009: último dia para inscrição no SiSU
Sisu encerra prazo de inscrição nesta quarta; 632 mil já estão cadastrados.
Enem 2009: último dia para inscrição no SiSU
Foto: http://1.bp.blogspot.com/_cwqQx7I03Pk/Scvgp_SQkVI/AAAA



Sisu (Sistema de Seleção Unificada) encerra as inscrições às 23h59 desta quarta-feira (3). Até as 19h30 desta terça, 632 mil candidatos estavam inscritos para disputar vagas nos 974 cursos de graduação. Os candidatos podem consultar notas de corte, relação de candidatos por vaga e número de inscritos antes de fazer a inscrição no sistema; o serviço já está disponível no site do Sisu.

As notas serão atualizadas ao final de cada dia de inscrição, ou seja, representarão um balanço do dia anterior. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a nova modalidade de consulta foi implantada com o objetivo de auxiliar os candidatos no momento da escolha do curso nos últimos dias de inscrição da primeira etapa do Sisu.

Em nota divulgada pela Agência Brasil nesta segunda, o ministro da Educação Fernando Haddad havia descartado a possibilidade de ampliação do prazo de inscrições por meio do Sisu. "Os problemas não comprometeram as inscrições", afirmou, ao se referir à pane sofrida pelo sistema, que chegou a sair do ar.

Critério de desempate mudou

Nesta segunda, o MEC também declarou que não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste neste domingo (31). Os critérios de desempate serão:

Redação.
Linguagens.
Matemática
Ciências da Natureza.
Ciências humanas.
Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga.

O sistema estreou com falhas e instabilidade. No primeiro dia apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao Vooz por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado. Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.

A inscrição deve ser feita pelo site sisu.mec.gov.br e vai até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF). O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março.

Veja aqui outras informações sobre o Enem 2009.
Como se inscrever

Para concorrer a uma das 47,9 mil vagas oferecidas é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso. Caso o candidato não lembre a senha, é possível recuperá-la pelo site.

Consulte seu resultado no Enem 2009
No site do Sisu é possível consultar as graduações oferecidas (na opção "Vagas"). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante esse período pode-se alterar a escolha, mas a inscrição que vale, para concorrer a uma vaga, é a final. Só podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2009.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o estudante poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado e, caso ele não tenha, poderá tentar outras opções de graduação.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.

Vagas

As oportunidades são oferecidas por 23 universidades federais e 26 instituições federais, além de uma universidade estadual a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total de vagas ofertadas, 17,4 mil são de graduações dadas no turno da noite, 6,6 mil são de cursos de engenharia e 9 mil são de cursos de tecnologia.

A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado final é divulgado na página do Sisu, na web.


Sisu encerra prazo de inscrição nesta quarta; 632 mil já estão cadastrados.
Enem 2009: último dia para inscrição no SiSU

Fonte: Vooz
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir