Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2010

Queima criminosa nas lavouras de cana em Marataízes e Itapemirim
Alertou o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, Gilberto Fernandes.
Queima criminosa nas lavouras de cana em Marataízes e Itapemirim
Foto: José Rubens Brumana

Alertou o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, Gilberto Fernandes. Ele vê nesses incêndios um ato de sabotagem para privilegiar inescrupulosos que desejam comprar a cana por um preço muito mais baixo do que é vendido a Usina Paineiras. "Vou entrar com uma representação ao Ministério Público pedindo providências para coibir esse crime. Estamos passando um período de extrema seca onde cerca de 20% das lavouras já foram comprometidas, agora esses incêndios deixam todos os agricultores em pânico", enfatizou Gilberto.

O ano de 2009 foi o melhor devido aos problemas climáticos na Índia que de exportadora passou a importadora. O presidente relata que o preço chegou aos patamares de 50 reais a tonelada, contra 30 do ano passado. Afirma que todos os produtores receberam a produção vendida a Usina Paineiras que se recuperou financeiramente e espera plantar cerca de 300 alqueires esse ano. "Nunca tivemos uma perspectiva tão alentadora, mas essas queimadas criminosas aliadas a seca prolongada podem prejudicar a produção para o próximo ano" comenta.

Nesse ano a produção ultrapassou a marca de 600 mil toneladas. Plantar cana passou a ser um bom negócio depois de anos amargando prejuízos. A atividade agrícola é responsável por milhares de empregos na região. Segundo explicou Fernandes.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir