Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2010

Jongo de Itapemirim é Patrimônio Cultural do Brasil
Foi o que comunicou para os jongueiros de Mestre Bento, a diretora de Turismo de Itapemirim, Luciá Sampaio.
 Jongo de Itapemirim é Patrimônio Cultural do Brasil
Foto: José Rubens Brumana

Foi o que comunicou para os jongueiros de Mestre Bento, a diretora de Turismo de Itapemirim, Luciá Sampaio, levando o diploma enviado pelo Ministério da Cultura que concedeu ao grupo o honroso posto de Patrimônio Cultural do Sudeste. Luciá emocionada lembra que o grupo estava desativado a cerca de 6 anos. "Desde o começo acreditava que com o apoio e a vontade dessa comunidade a coisa aconteceria", ressalta.
Com o prêmio o grupo receberá uma quantia em dinheiro que será revertida na compra de materiais e indumentárias. A guardiã mestre de jongo Geralda de Paula Bertolino, Anísio (filho de Wilson Bento), mestre Moacir Carneiro revivem no presente o que era tradição em festas na capelinha de Santo Antônio, fundada em 1912, que voltou a "tocar o tambor" para a alegria da comunidade. "Meu filho o jongo é minha vida, é minha paixão", diz Dona Geralda cercada de mestre Moacir que chama para uma disputa: Deus é grande, para na Guia, encomendo com Deus, e a Ave Maria, Santo Onofre é meu padrinho, e Nossa senhora me segue pelo bom caminho e me vigia. Dona Geralda não se faz de rogada e canta uma outra canção ritmada.

Presente estava o jongo mirim que é a continuidade da resistência frente a modernidade e para isso estarão sempre "batendo o tambor", tendo como testemunha Wilson Bento, Benedito Kalunga, Sassarica, mestre Balbino que no passado participava dessas rodas e não se encontram mais presente. Dona Geralda abraça a todos que a chamam de Vó Geralda. "São todos meus netos, e agora vamos animar nossa roda", finaliza.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir