Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-02-2010

Arruda passa a noite em sala da PF
Grupo de manifestantes contra governador fez vig�lia com luz de velas.
Arruda passa a noite em sala da PF
Foto: G1

O governador afastado do Distrito Federal, Jos� Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), passou a noite na sede da Pol�cia Federal. Ele dormiu em uma sala especial, sem grades.

A qualquer momento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aur�lio Mello pode anunciar a decis�o sobre o pedido de habeas corpus. Se decidir pela liberdade, Arruda pode voltar ao cargo. No momento, o governo do DF � chefiado interinamente pelo vice, Paulo Oct�vio (DEM).

Um grupo de manifestantes contra o governador fez vig�lia no STF com luz de velas, pedindo que o habeas corpus n�o fosse concedido. A expectativa era que a decis�o de Mello fosse divulgada ainda na noite desta quinta-feira (11), mas o ministro resolveu que n�o o faria ontem.

A decis�o da Justi�a de mandar prender Arruda irritou os advogados dele. A defesa argumenta que o governador n�o foi ouvido. "N�o se faz processo criminal sem contradit�rio, salvo em estado que esteja no limite do fascismo e do nazismo. Isto � um estado de direito democr�tico. Essa pris�o � margem das garantias da Constitui��o, na minha �tica, � uma pris�o abusiva, ilegal e �, sobretudo, uma pris�o desnecess�ria", disse o advogado N�lio Machado.

Arruda enviou uma mensagem � C�mara Distrital se licenciando do cargo e escreveu uma carta aos amigos. Ele se diz v�tima de uma "campanha difamat�ria" de n�veis jamais vistos na vida p�blica brasileira. Afirma que vai contribuir com a elucida��o dos fatos e fala em "armadilhas e golpes baixos" que, segundo ele, ser�o desmascarados. Em seguida, se entregou � Pol�cia Federal.

O relator do processo, ministro Fernando Gon�alves, disse � TV Globo que se surpreendeu com o que viu no inqu�rito da opera��o Caixa de Pandora.

"Negocia��o"

O pedido de pris�o foi baseado na suposta tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. Por meio de um enviado, o governador teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento � Pol�cia Federal.

O decreto de pris�o preventiva foi expedido ap�s parecer da Procuradora-Geral da Rep�blica. Por 12 votos a 2, os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justi�a (STJ) determinaram a pris�o do governador.

O STJ tamb�m decretou a pris�o de mais envolvidos na suposta tentativa de suborno: Rodrigo Arantes, sobrinho e secret�rio do governador, que se entregou � PF na noite de quinta, Welignton Moraes, ex-secret�rio de governo, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora � suplente, Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energ�tica de Bras�lia (CEB), e Antonio Bento da Silva, que j� est� preso por causa da suposta tentativa de suborno.

Moraes, Carvalho e Naves disseram que se entregariam na noite de quinta, mas n�o o fizeram at� agora.

Houve um cuidado para n�o expor ainda mais a imagem do governador na hora da pris�o. Essa negocia��o foi feita com a Pol�cia Federal, atendendo a um pedido do presidente Lula, que sempre teve uma boa rela��o com Arruda, embora ele fosse de um partido de oposi��o.

Repercuss�o

A Ordem dos Advogados do Brasil, que havia pedido a pris�o do governador, comemorou. "Essa decis�o aponta no sentido de que a corrup��o pode ser derrotada no nosso pa�s", diz o presidente da OAB Ophir Cavalcanti.

A Associa��o dos Magistrados Brasileiros apoiou a decis�o do STJ. Em nota, declarou que a pris�o preventiva foi correta porque "h� fortes ind�cios de que o governador do Distrito Federal estaria tentando destruir provas". "Hoje talvez seja o dia que, vamos dizer, olha foi l� naquele dia que o Brasil, apontado como pa�s campe�o mundial da impunidade, os fatos come�aram a terminar", afirma o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

"� um fato de propor��es desastrosas para a classe pol�tica do Brasil, porque um governador de estado ser preso, nas circunst�ncias em que esse fato est� acontecendo, � muito ruim para classe pol�tica do Brasil", diz o senador Agripino Maia, l�der do DEM.

Arruda passa a noite em sala da PF
Grupo de manifestantes contra governador fez vig�lia com luz de velas.
Ministro do STF deve anunciar decis�o sobre pedido de habeas corpus.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir